1872 artigos encontrados em Notícias
Além de imunidade, colostro tem outras funções no organismo do bebê.

O nascimento de um bebê traz consigo diversos sentimentos: felicidade, alívio, insegurança, medo e muitas dúvidas.

Totalmente normal, não é mesmo? Afinal, trata-se uma nova vida e uma rotina também repleta de novidades. Uma das principais dificuldades das mães de primeira viagem é identificar a presença do colostro. Muitas acham até que ele não é leite!

É importante destacar que o colostro é leite, mas ajustado às necessidades do momento. Mais concentrado, ele é adequado à capacidade do estômago daquele momento, que é bastante limitada. O colostro pode surgir antes mesmo de o bebê nascer. Sua principal função é imunizar o recém-nascido, mas também tem efeito laxativo para expulsar o mecônio que está presente no intestino, além de prevenir icterícia, alergias, diarreias e infecções intestinais, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal. O colostro é composto por proteína, lactose, gordura, leucócitos, vitaminas A, E e K, imunoglobulinas e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil. Nosso corpo é tão incrível! Quando o bebê nasce prematuro, há uma diferenciação no colostro, que passa a ser chamado de leite precoce e sua composição ganha mais proteínas e gorduras e menos lactose, para proteger ainda mais esse neném. E, diferente do que ocorre com o colostro comum, que dura cerca de três dias, este se faz presente por semanas.

Para ajudar a estimular a descida do colostro, as mamães devem oferecer o seio em livre demanda e ter paciência. Somente com a pega correta e respeitando o tempo do bebê é que todos esses benefícios serão passados para o pequeno.

Fonte

Dra. Cinthia Calsinski  - Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. Enfermeira Obstetra pelo Centro Universitário São Camilo. Consultora do Sono Materno-Infantil formada pelo International Maternity e Parenting Institute (IMPI)

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores