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Alimentos fotoprotetores e sua importância

Durante os meses mais quentes do ano, as preocupações com a saúde continuam sendo importantes, principalmente quando falamos da exposição solar. As precauções com o excesso da exposição aos raios ultravioleta devem ser maiores, assim como a alimentação também pode ser modificada em prol destes cuidados. E, neste sentido, os alimentos chamados de fotoprotetores exercem um papel fundamental no nosso cuidado com a pele, juntamente ao filtro de proteção solar.

Alimentos fotoprotetores são aqueles que podem proteger a nossa pele frente aos efeitos da exposição solar, evitando o excesso de radicais livres que podem ser nocivos à nossa saúde, os quais geram envelhecimento precoce e aumentam os riscos de câncer de pele.  Sendo assim, esses alimentos agem formando uma camada protetora na nossa pele atuando como antioxidantes frente a estes radicais livres.

Cada alimento possui uma substância responsável pelo efeito fotoprotetor. Estas substâncias destacam-se em:

Carotenóides:

Composto presente em diversas frutas e vegetais alaranjados e verde escuro, são potentes antioxidantes. Dietas ricas em compostos como carotenóides são frequentemente associadas à fotoproteção sistêmica, uma vez que reduzem a sensibilidade da pele frente aos raios ultravioleta. Podem-se citar, neste grupo, o beta caroteno, precursor da vitamina A, o qual exerce papel na manutenção, crescimento e diferenciação epiteliais. O licopeno, por sua vez, também vem sendo estudado como composto fotoprotetor, uma vez que também protege a pele frente aos raios UV e diminui o surgimento de eritemas (manchas vermelhas na pele).  Alguns alimentos fontes se destacam, como: cenoura, abóbora, mamão, manga, couve, brócolis e espinafre. Quando falamos no licopeno, destacam-se o tomate, goiaba vermelha, pitanga e melancia.

Vitamina C

Participa de diversos processos metabólicos em nosso organismo, incluindo a formação de colágeno. A exposição solar desestrutura as fibras de colágeno, por isso, é importante se atentar ao consumo adequado desta vitamina para evitar maiores danos. Além disso, vários dermocosméticos já estão incluindo a vitamina C em suas formulações devido à seus inúmeros benefícios, inclusive como clareador de manchas na pele. Boas fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, tais como laranja, limão, acerola, kiwi e morango.

Vitamina E:

Tem como função proteger a pele frente aos ataques dos radicais livres. Ela também promove a integridade da pele e mantém as paredes celulares, aumentando a sua firmeza. Por isso, pode prevenir o envelhecimento precoce, o surgimento de rugas, e melhorar a cicatrização da pele. São fontes de vitamina E: semente de girassol, óleo de girassol, azeite de oliva, castanha do pará, amêndoas, pistache, nozes e abacate.

Polifenóis:

Os polifenóis são compostos responsáveis por neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB, além de protegerem a pele contra o envelhecimento celular e o câncer relacionado aos danos solares, ou seja: podem atuar reduzindo a inflamação, estresse oxidativo e danos no DNA. São fontes de polifenóis: frutas vermelhas, cebola, cacau, semente de uva e chá verde.

Referências:

Horst MA, Moreno FS. Funções Plenamente Reconhecidas de
Nutrientes – Carotenóides. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos
Comitê de Nutrição ILSI Brasil. 2009

PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

Autores:  
 
Júlia Sommer Canabarro - Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2019), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS, capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA (2019). Trabalhou em clínicas de estética, e, atualmente, atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.
 
Bettina Del Pino - Formada em Nutrição pela PUCRS (2016) e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS (2018). Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Bettina Del Pino trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

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