1830 artigos encontrados em Notícias
Cuidados necessários com a alimentação no verão e período de férias

A época mais quente do ano chegou e com ela os cuidados com a saúde e alimentação devem ser dobrados, tanto no que diz respeito à nossa saúde física, quanto à integridade e qualidade dos alimentos. A maior exposição ao sol pode ocasionar quadros de desidratação e queimaduras, além de que um ambiente muito quente pode não ser a melhor opção para o preparo ou manuseio de alimentos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas para cuidar da saúde em geral no verão:

Não esqueça da água

Nos dias mais quentes nosso suor aumenta, e, consequentemente, perdemos mais água corporal. Por isso, leve sempre consigo uma garrafinha de água. Visualizar seu copo ou sua garrafa ao longo do dia pode lhe ajudar a tornar esse hábito mais frequente. Além disso, alguns aplicativos de celulares funcionam como alertas de hidratação, facilitando a função para quem acaba esquecendo de beber água durante o dia. Se você tem muita dificuldade, pode apostar também na água saborizada para deixá-la com sabor agradável e diferenciado. Aposte em frutas como limão, abacaxi, morango e complemente com hortelã ou gengibre.

Opte por alimentos mais leves

Alimentos ricos em açúcar ou gordura podem dificultar a nossa digestão, portanto, escolha alimentos leves e de fácil digestão. Sanduíches naturais, frutas, oleaginosas, sucos e smoothies são boas opções para estes dias quentes. Evite alimentos hiper condimentados e com excesso de gorduras, principalmente as saturadas.

Faça seus próprios lanches

A tarefa de fazer os próprios lanches faz com que sejamos mais cuidadosos com a refeição que iremos fazer. Isso começa desde o planejamento da refeição e escolha dos ingredientes. Além disso, temos o conhecimento da higiene local, dos alimentos e de como foram preparados. Isso já os torna mais saudáveis do que comprá-los prontos, em locais onde não sabemos como foram as etapas de produção.

Não perecíveis podem ser uma boa opção

Frutas desidratadas, barras de cereal ou de proteína, sementes e oleaginosas podem ser boas opções para você carregar na bolsa ou mochila e não se preocupar com o armazenamento. Estas opções também são facilitadoras, uma vez que podem ser acomodadas direto de sua embalagem de origem ou potes pequenos, ocupando pouco espaço e ainda, sendo alternativas saudáveis.


Armazenamento e temperatura

Se a ideia for transportar alimentos, providencie uma bolsa térmica que comporte adequadamente os itens que você desejar. É de extrema importância manter os alimentos nas temperaturas corretas, uma vez que pode ocorrer contaminação dos alimentos, e em dias quentes, o desenvolvimento microbiológico ocorre ainda mais rápido. No seu domicílio, atente-se também ao refrigerador: evite deixar a geladeira aberta por muito tempo e tome cuidado para não obstruir a circulação do ar com sacolas ou caixas grandes, pois isso pode prejudicar a distribuição de temperatura de forma homogênea no ambiente. Além disso, o termostato também pode ser ajustado a depender da temperatura, e no verão, o freezer deve estar a -18C e a geladeira, a 5C.

Atente-se à qualidade dos estabelecimentos de alimentação

Quando a opção for fazer as refeições em um estabelecimento, é importante tomar alguns cuidados: além de ingredientes frescos e de qualidade, atente-se quanto a limpeza e a higiene local, pois esses pontos refletem diretamente na qualidade geral do local. Quando não for possível, evite pedir pratos com ingredientes crus, como o sushi e o tartar, por exemplo, pois o risco de contaminação pode ser maior.

Bettina Del Pino - Formada em Nutrição pela PUCRS (2016) e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS (2018). Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Bettina Del Pino trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.


Júlia Sommer Canabarro - Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2019), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS, capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA (2019). Trabalhou em clínicas de estética, e, atualmente, atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores