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Diabetes, como prevenir?

O Diabetes Mellitus atinge aproximadamente 463 milhões de pessoas em todo o mundo, e aproximadamente 95% apresentam diabetes mellitus tipo 2 (DM2). A prevalência de DM2 aumentou cerca de quatro vezes nos últimos quarenta anos. Além disso, a idade de início da doença está diminuindo progressivamente, tornando-se comum na adolescência.

Embora vários fatores estejam envolvidos na prematuridade do DM2, a obesidade na infância e adolescência desempenha um papel fundamental neste processo. Da mesma forma, a condição de resistência insulínica na juventude cresceu, em paralelo com o aumento das taxas de ganho de peso e obesidade.

O DM2 é considerado a consequência da interação entre fatores genéticos e ambientais, ou seja, uma predisposição genética para a doença e uma má qualidade de vida.

Um dos fatores ambientais prejudiciais mais comuns é a ingestão crônica de calorias em excesso. Esta ingestão excessiva, promove aumento da massa gorda e mudanças na composição corporal, com implicações negativas no metabolismo da glicose, associado a um estilo de vida sedentário, promovem um desequilíbrio energético positivo levando ao ganho de peso ou obesidade e como consequência aumenta o risco de desenvolver DM2.

A prevenção da doença começa pela quantidade e qualidade da alimentação. Em particular, maior carga glicêmica (CG) e gordura trans estão associadas ao aumento do risco de diabetes, enquanto o maior consumo de grãos inteiros e gorduras poli-insaturadas com menor risco de DM2.

Por isso uma alimentação rica em proteínas saudáveis como salmão, sardinha, fontes de ácidos graxos ômega-3, ovos podem reduzir o risco de doenças cardíacas, inflamação e melhorar a sensibilidade à insulina.

Vegetais de folhas verdes escuras, nutritivas e com baixo teor de carboidratos, frutas como abacates com pouco carboidratos, alto teor de fibras e gorduras saudáveis, morangos são ricos em antioxidantes conhecidos como antocianinas.
Sementes de chia são ricas em fibras e pobres em carboidratos digeríveis assim como a linhaça tem um alto teor de gorduras ômega-3 e fibras.
 
Nozes são deliciosas e nutritivas. Ricas em fibras, gorduras saudáveis e pobres em carboidratos e Azeite de oliva extravirgem contém ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada que pode melhorar o controle glicêmico.

Tudo isso associado a prática de atividade física regular, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso é o melhor para prevenir e tratar o DM2.
 
Fonte
Dra. Adriana Stavro - Nutricionista e Mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Referências
American Diabetes Association. 3. PreventionorDelayofType 2 Diabetes: Standards of Medical Care in Diabetes-2021. Diabetes Care. 2021 Jan;44(Suppl 1):S34-S39. PMID: 33298414.
Bonsembiante L, Targher G, Maffeis C. Type 2 Diabetes and Dietary CarbohydrateIntakeofAdolescentsand Young Adults: WhatIstheImpactofDifferentChoices?. Nutrients. 2021;13(10):3344. Published 2021 Sep 24.
The Lancet Commission on diabetes: using data to transform diabetes careandpatientlives. Lancet. 2021 Dec 19;396(10267):2019-2082. Epub 2020 Nov 12. Erratum in: Lancet. 2021 Dec 19;396(10267):1978. PMID: 33189186.
NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC). "Worldwidetrends in diabetes since 1980: a pooledanalysisof 751 population-basedstudies with 4.4 millionparticipants." Lancet (London, England) vol. 387,10027 (2016): 1513-1530

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