1821 artigos encontrados em Notícias
Projeto verão x saúde: importância de se exercitar o ano todo

Com a chegada do verão, sabemos que o desejo por uma boa aparência física aumenta, e a partir disso começam diversos tipos de desafios, seja para perda de peso, melhora de hábitos alimentares, ou, o famoso “projeto verão”. O grande problema deste tipo de projeto é que ele tem data de início e fim, e nem sempre o indivíduo consegue solidificar os seus hábitos em um curto período de tempo. Os projetos e desafios neste sentido possuem uma iniciativa bacana para promover o incentivo a novos hábitos e um estilo de vida mais equilibrado, mas nem sempre os resultados são grandiosos, afinal, isso depende de como cada organismo funciona. Dessa forma, é essencial incentivar os bons hábitos o ano todo, de forma leve e duradoura.  

Organize o projeto ano todo
Ao invés de reservar apenas algumas semanas ou mês específico para mudar todo o mindset envolvendo atividades físicas e demais hábitos, porque não estabelecer essas metas e objetivos a longo prazo? Além disso, os riscos de lesões podem aumentar quando o corpo é colocado em níveis de exercícios intensos sem estar devidamente adaptado. Por isso é importante começar aos poucos e gradativamente aumentar a intensidade do exercício. Se for possível, ter o acompanhamento de um profissional de educação física fará muita diferença na segurança e resultado dos exercícios!

Por que ter rotina é importante?
Ter uma rotina estabelecida é muito importante, pois é a partir dela que você pode fortalecer um hábito até que ele se torne automático, parte do seu dia-a-dia. Coloque algumas metas a serem cumpridas durante sua manhã, tarde, ou noite, e não deixe de fazê-las. Mesmo que você não tenha vontade naquele momento, realizá-las mesmo assim fará com que você pratique a sua persistência, tornando aquele momento parte da rotina. Aos poucos, ficará mais fácil fazê-lo sem que seja um sacrifício. E assim deve ser com sua atividade física! Estabeleça os dias que você pretende fazê-la e não falte, isso fará com que você firme o hábito.

Quais os benefícios da prática intermitente da atividade física?
Já sabemos que a prática de atividades físicas geram um enorme bem estar tanto físico quanto mental. É por isso que sua prática deve ser incentivada ao longo de todo ano, de forma preventiva. Isso porque as atividades físicas podem prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e podem, ainda, controlar níveis de colesterol e outros marcadores bioquímicos. Além disso, ela está aliada ao controle do peso, manejo de dores e sintomas de depressão e ansiedade. Pode, ainda, melhorar a qualidade do sono e da capacidade cognitiva. Dessa forma, fica evidente os seus benefícios a longo prazo, devendo ser colocada em prática o ano todo.

Cuidados especiais para exercícios no calor
Tanto para quem estiver começando agora, como para quem já pratica atividades físicas, alguns cuidados devem ser tomados nas temperaturas mais quentes. A hidratação deve vir em primeiro lugar! Lembre-se de levar uma garrafa de água sempre consigo, e, dependendo da atividade física, os isotônicos também podem favorecer. É válido ressaltar que a hidratação começa antes da atividade física, então já prepare o seu organismo no pré treino. Atente-se, ainda, ao protetor solar, escolhendo um FPS adequado para seu tom de pele. Nesse sentido, caso você faça exercícios ao ar livre, ainda é interessante optar por horários onde a radiação solar não seja tão intensa, como no início da manhã ou final de tarde.

Nutricionista Júlia Sommer Canabarro - Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2019), pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS, capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA (2019). Trabalhou em clínicas de estética, e atualmente atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Nutricionista Bettina Del Pino - Formada em Nutrição pela PUCRS (2016) e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. (2018).Atende em consultório desde 2016 atuando na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Bettina Del Pinho trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, desmistificando a ideia de dieta restritiva e evitando o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores