1787 artigos encontrados em Notícias
Vitamina D e seus benefícios

Atualmente uma das pautas mais discutidas em saúde tem sido sobre o fortalecimento do sistema imune, tanto pela época mais fria que se aproxima, quanto pela pandemia de COVID-19 que infelizmente persiste. Existem diversas formas de promover uma melhora do sistema imunológico, como através da prática de atividades físicas, suplementação quando necessário e não menos importante, a alimentação balanceada, incluindo um bom aporte de vitaminas e minerais, principalmente a vitamina D.

A vitamina D, em sua originalidade, não deveria ser considerada uma vitamina e sim um pró-hormônio. Ela é sintetizada na pele por via não enzimática, através dos raios ultravioleta. Porém, se a exposição solar não for adequada, é necessário ingestão por via alimentar ou por suplementos.

Em seres humanos, apenas 10% a 20% da vitamina D necessária ao organismo provém da dieta. As principais fontes dietéticas são a vitamina D3 (colecalciferol, de origem animal, presente nos peixes gordurosos de água fria e profunda, como atum e salmão) e a vitamina D2 (ergosterol, de origem vegetal, presente nos fungos comestíveis). Os restantes 80% a 90% são sintetizados de forma endógena.

Dentre as suas diversas funções no organismo humano, pode-se citar:

Saúde óssea

Em relação aos ossos, a vitamina D tem papel regulador nos níveis de cálcio e fósforo, aumentando a absorção destes dois nutrientes. Dessa forma, auxilia na manutenção da força muscular, pois ambos são necessários para a contração do músculo. Em casos de deficiência da vitamina D, ocorre o enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de quedas e fraturas ósseas. Em casos mais graves pode levar à osteoporose.

Em idosos, a deficiência de vitamina D pode ser responsável pela menor absorção de Ca e, portanto, tem efeitos importantes no desenvolvimento da osteoporose na pós-menopausa.

Em crianças, os baixos níveis de vitamina D podem resultar no raquitismo, com anormalidades ósseas; entretanto, atualmente, essa condição é rara, principalmente devido ao fortalecimento de alimentos.

Sistema cardiovascular

A importância em relação à contração muscular serve para todos os músculos, incluindo o músculo cardíaco. No coração, a vitamina D exerce uma função de controle das contrações, importantes para o bombeamento de sangue para o organismo.

A vitamina D também possui relação com a hipertensão. Alguns estudos sugerem que quanto maiores as concentrações da vitamina, menores são os valores médios de pressão sanguínea e também a prevalência de hipertensão.


Sistema imunológico

Os linfócitos (células que participam do sistema imunológico) possuem receptores para a vitamina D, atuando no fortalecimento desse sistema. Além disso, a vitamina D também pode interagir com o sistema imunológico através de sua ação sobre a regulação e a diferenciação de células como linfócitos, macrófagos e células natural killer (NK), além de interferir na produção de citocinas.


Proteção ao câncer

Diversos estudos têm demonstrado o fator protetivo da vitamina D contra as transformações celulares que podem levar ao câncer. Dentre estes estudos, revelou-se que a vitamina D possui efeitos benéficos sobre o risco de desenvolvimento de câncer de cólon, mama, próstata e ovários.

Outras considerações importantes

Algumas medicações, como anti epiléticos, corticosteróides e alguns que reduzem a absorção de gorduras, também estão relacionadas com a deficiência em vitamina D. Existem evidências de que a deficiência de vitamina D não seja apenas associada a problemas ósseos, mas também a um risco elevado de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como dito anteriormente, de diabetes mellitus e esclerose múltipla.

Referências:

https://www.scielo.br/j/rbr/a/5BcvSsQGhJPXXD8Q9Pzff8H/?lang=pt#:~:text=A%20vitamina%20D%20parece%20interagir,in%20vivo%20e%20in%20vitro.

https://www.scielo.br/j/abem/a/MTXBWgkFtspJDGWNNJbmQzC/?lang=pt

Livro Biodisponibilidade de Nutrientes - Silvia Maria Franciscato Cozzolino

Biografia dos autores

Nutricionista Júlia Sommer Canabarro - Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA. Trabalhou em clínicas de estética, e atualmente atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.
Nutricionista Bettina Del Pino - Formada em Nutrição pela PUCRS. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 atuando na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Bettina Del Pinho trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, desmistificando a ideia de dieta restritiva e evitando o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores