1733 artigos encontrados em Notícias
Alimentação & Verão: quais cuidados devemos tomar?

A época mais quente do ano chegou e, com ela, algumas preocupações começam a ser colocadas em pauta. Além do uso de protetor solar, os cuidados com a alimentação neste período são essenciais. É nesta época que muitas famílias viajam e acabam fazendo várias refeições fora de casa. A preocupação com a qualidade higiênico-sanitária deve estar sempre presente, e, além disso, o armazenamento das refeições também requer um cuidado especial. As necessidades do nosso organismo podem ser diferentes também, devido a uma maior retenção de líquidos. Vamos então conversar sobre cada um destes tópicos a seguir.

Hidratação:

Os cuidados com a hidratação devem ser tomados ao longo de todo o ano, mas nesta época se torna ainda mais importante, pois nosso corpo costuma reter mais líquidos. Procure ingerir água mineral ou filtrada, cerca de 2 litros ao dia, podendo variar com a prática de exercícios físicos (neste caso, tomar mais cuidado devido à sudorese aumentada). Fique atento aos sinais de desidratação: boca e pele secas, tontura, fraqueza, cansaço excessivo e dores de cabeça.

Alimentação:

Procure optar, sempre que puder, por alimentos in natura ou minimamente processados, isto é, o mais natural possível. Alimentos muito gordurosos podem deixar a digestão mais lenta e acabar "pesando" no organismo, o que pode causar dores e desconfortos gastrointestinais. Além disso, observe a procedência desses alimentos, optando por supermercados ou fruteiras de qualidade. Tome cuidado principalmente com os alimentos de alta perecibilidade, como peixes e frutos do mar frescos.

O consumo de vegetais amarelo-alaranjados como abóbora, laranja e cenoura, são fonte de vitamina C e Betacaroteno, que possuem ação antioxidante e podem ajudar nos danos causados pela exposição solar.

Armazenamento dos alimentos:

A temperatura correta do armazenamento de alimentos é de extrema importância para a sua conservação, tornando-se um dos fatores preventivos de intoxicações alimentares. As temperaturas corretas de armazenamento, conforme a RDC 216 da Anvisa, são de 5°C, –18°C e 60°C para refrigeração, congelamento e estufas, respectivamente. Comumente isso pode passar despercebido aos nossos olhos, mas é importante salientar que estas leis existem e podem nos prevenir de alguns problemas (como dores de estômago, vômitos, febre e diarreias). Uma dica mais usual é: caso faça alguma viagem ou vá para algum lugar onde irá levar alimentos, certifique-se de que eles estarão na temperatura correta para serem consumidos.

Preparo dos alimentos:
            
Como já dito anteriormente, é interessante evitar alimentos muito gordurosos, portanto prefira preparações grelhadas ou assadas ao invés das frituras. Evite também ingerir pratos com ovos, principalmente quando são usados crus, como maioneses e mousses. Os produtos lácteos como leite, iogurte e requeijão, por exemplo, também devem ser utilizados seguindo os cuidados de refrigeração. Molhos industrializados com excesso de condimentos e embutidos também não são aconselhados. Lembre-se também que ao manipular alimentos podemos transmitir microrganismos a eles, portanto, higienize bem as suas mãos antes do preparo e ao consumi-los, caso não seja possível lavar as mãos, utilize álcool em gel 70%.

Agora que você já sabe de todas essas informações, ficará mais fácil fazer algumas escolhas alimentares sem medo. Na dúvida, opte sempre pelo mais natural e por estabelecimentos já conhecidos ou com boa qualidade higiênico-sanitária.

Fonte

Dra. Júlia Sommer Canabarro -  Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA. Trabalhou em clínicas de estética, e, atualmente, atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Dra. Bettina Del Pino - Nutricionista pela PUCRS. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Bettina Del Pino trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.


Referências Bibliográficas

- RDC 216 de 15 de setembro de 2004 (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html )
- https://www.seer.ufrgs.br/ActaScientiaeVeterinariae/article/view/15003/8813
- http://dspace.emater.tche.br/xmlui/bitstream/handle/20.500.12287/47726/emater_rs_47726.pdf?sequence=1
- Guia Alimentar para a População Brasileira
- Livro Biodisponibilidade de Nutrientes - Silvia Maria Cozzolino

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores