1733 artigos encontrados em Notícias
Como manejar o comportamento alimentar e evitar excessos no final de ano?

Sabemos que os períodos festivos são ótimos, afinal, é a comemoração de mais um ciclo que se encerra, junto às companhias que fazem parte da sua vida. É nesse cenário que encontramos uma grande disponibilidade de alimentos, pois é tempo de comemorar, agradecer e, acima de tudo, ser feliz. Mas, como podemos aproveitar estes momentos sem pesar a consciência na alimentação? Neste sentido, traremos aqui algumas dicas que podem ajudar a deixar suas datas festivas mais leves.

Primeiro de tudo, é muito importante não limitar a alimentação nos dias que antecedem as festas. Tudo que o seu corpo não precisa é passar fome ou entrar em dietas restritivas. Isso acabaria sinalizando em seu corpo um estado de "alerta", deixando você com mais fome, irritado e indisposto. O importante mesmo é manter uma alimentação balanceada, e isso vale para qualquer época do ano. Portanto, não é necessário se restringir nestes momentos apenas porque você acha que vai exagerar nos próximos dias. Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e é claro, muita água.
 
Depois disso, é importante falarmos sobre saciedade. Esse é o ponto chave para a maioria das questões alimentares. Você precisa aprender o que é se sentir saciado, esse é o limite e o sinal que seu corpo lhe dá. Isso nos mostra que é possível comer de tudo, mas "não tudo", reforçando a ideia de que comer aquilo que você gosta em quantidades equilibradas (mesmo que não seja tão saudável) não será prejudicial à sua saúde. Assim, esse conceito  faz sentido também neste período festivo, afinal, nem todas as preparações serão tão saudáveis na maioria das vezes.

Como já dito acima, sabemos que usualmente as preparações festivas não são as mais saudáveis. Por isso, algumas dicas bem simples podem ser valiosas neste momento, como: utilizar azeites de boa qualidade na alimentação; incorporar sementes de gergelim, girassol, linhaça ou chia para deixar os pratos mais nutritivos; fazer aperitivos com queijos mais magros, tomate cereja, pepino e castanhas, fugindo um pouco dos embutidos; utilizar temperos mais naturais, e não tão condimentados e preparar saladas variadas como acompanhamento. Tudo isso ajudará a equilibrar sua refeição.

Por fim, e não menos importante, os doces. Sabemos que muitas pessoas amam doces e quase trocariam o jantar só pela sobremesa. Neste caso, uma boa dica é justamente alimentar-se bem durante o jantar, respeitando sua saciedade, sem "compensar" nos doces. Outro ponto bacana é optar por uma das preparações, evitando que se escolha várias sem perceber o quanto está realmente ingerindo de cada uma.  

Enfim, festas de final de ano são sempre gostosas, e, apesar de ser um ano atípico, não seria diferente no quesito alimentar. Portanto, aproveite com moderação e lembre-se sempre: não é uma refeição que fará você perder o seu progresso. Então, se você exagerou, apenas lembre-se que você pode mudar na refeição seguinte. Não se restrinja, apenas siga uma alimentação balanceada e equilibrada.
 
Fonte

Dra. Júlia Sommer Canabarro - Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas.  Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS, capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA). Trabalhou em clínicas de estética, e atualmente atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.  

Bibliografia:
Site: www.comerintuitivo.com.br
Guia Alimentar para a População Brasileira
Livro Nutrição Comportamental - 2a Edição

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores