1745 artigos encontrados em Notícias
Saiba mais sobre os vegetais que estão na safra em dezembro

Dezembro é mês de preparar um cardápio mais elaborado para as ceias de final de ano, mas também é propício para se alimentar de forma variada e nutritiva. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lista alguns dos vegetais que estão em plena safra, são mais saborosos e podem facilmente ser encontrados nos supermercados, feiras e sacolões.

Saiba mais sobre eles:

Berinjela
A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e também em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Cenoura
A cenoura é rica em betacaroteno, o composto carotenóide responsável pela cor alaranjada das frutas e vegetais. Importante antioxidante, o betacaroteno é precursor da vitamina A, e tem como principais funções reforçar o sistema imunológico, manter a saúde da pele e olhos e prevenir doenças cardíacas.

Pimentão
Encontrados nas cores verde, vermelho e amarelo, o pimentão tem um sabor marcante que conquistou o paladar de todos. São ricos em vitamina A e C, que auxilia na saúde cardiovascular e no fortalecimento do sistema imunológico. Na culinária pode ser usado em várias receitas cruas, refogadas ou assadas, usando toda a versatilidade desse produto tão nutritivo e saboroso.

Lasanha de berinjela

Recheio

Ingredientes
1 cebola pequena (100g)
2 dentes de alho grandes (12g)
1 tomate grande (200g)
400g de queijo branco
2 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho (20g)
3/4 xícaras (chá) de leite desnatado (180ml)
2 ramos de salsinha (12g)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)
500g de patinho moído
1/2 colher (chá) de sal (3g)

Modo de Preparo
Descasque, lave e pique a cebola em cubos pequenos e reserve. Descasque, lave e esprema o alho e reserve. Lave, retire as sementes e pique o tomate em cubos pequenos e reserve. Rale o queijo branco e reserve. Dilua o amido de milho no leite e reserve. Lave e pique a salsinha e reserve. Em uma panela média, doure o alho e a cebola no azeite, em seguida acrescente a carne moída e o sal e deixe refogar por 5 minutos, em fogo médio. Acrescente o tomate e o amido diluído, cozinhe até engrossar. Apague o fogo e adicione a salsinha.
 
Montagem

Ingredientes
2 berinjelas médias (1Kg)
Azeite para untar

Modo de preparo
Lave e corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e reserve. Forre o fundo de uma forma retangular (20x30cm) com papel alumínio, unte com azeite e disponha as fatias de berinjela por toda a forma. Coloque metade do recheio por cima da berinjela e polvilhe metade do queijo branco, repita as camadas, finalizando com o queijo branco. Leve para assar a 180C° por 40 minutos ou até que esteja bem assada.

Rendimento: 12 porções
Peso da porção: 120g
Valor calórico da porção: 225 Kcal
Tempo de preparo: 2h

-------------------------

Pão integral de cenoura

Ingredientes
2 cenouras médias (400g)
1 e 1/2 xícara (chá) de água (360mL)
1/3 de xícara (chá) de óleo de soja (80mL)
2 colheres (chá) de sal (12g)
2 ovos médios (130g)
1/3 xícara (chá) de açúcar demerara (70g)
1 envelope de fermento biológico seco (10g)
1/2 xícara (chá) farinha de trigo integral (70g)
1/2 xícara (chá) de farelo de trigo (40g)
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos grossos (90g)
1/4 de xícara (chá) de linhaça (40g)
1/4 de xícara (chá) de amaranto em flocos (25g)
1/4 de xícara (chá) de gergelim branco (40g)
3 colheres (sopa) de chia (30g)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (375g)
Margarina para untar
1 gema de ovo (20g)
1 colher (sopa) de café (15mL)
1/2 xícara (chá) de castanha do Brasil (60g)

Modo de Preparo
Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas. Em uma panela, cozinhe a cenoura na água por aproximadamente 10 minutos ou até que amoleça. Separe uma xícara (chá) da água de cozimento e reserve. Bata no liquidificador as cenouras, a água de cozimento, o óleo, o sal, os ovos, e o açúcar. Despeje a mistura em uma tigela e adicione o fermento, a farinha de trigo integral, o farelo de trigo, a aveia em flocos, a linhaça, o amaranto, o gergelim e a chia e misture bem. Acrescente a farinha de trigo comum aos poucos, incorporando-a até que a massa deixe de grudar nas mãos. Transfira a massa para uma mesa e sove no sentido das laterais para o centro, até que fique lisa e homogênea. Faça uma bola com toda a massa, coloque em um recipiente plástico com tampa e deixe crescer até dobrar de volume, por aproximadamente 1 hora. Divida a massa em aproximadamente 27 partes iguais e forme bolinhas, disponha-as em uma assadeira untada com margarina. Em um recipiente, misture a gema de ovo com o café, batendo bem com o auxílio de um garfo, passe por uma peneira e pincele a superfície da massa com essa mistura. Triture as castanhas do Brasil e polvilhe nos pães. Leve ao forno em temperatura de 180ºC por aproximadamente 50 minutos ou até dourar.

Rendimento: 27 porções
Peso da porção: 50g (1 unidade)
Valor calórico da porção: 155Kcal
Tempo de preparo: 3h

-------------------------

Caponata

Ingredientes
2 cebolas médias (300g)
1 pimentão vermelho médio (270g)
1 berinjela média (500g)
4 dentes de alho (16g)
3 colheres (sopa) de salsinha (12g)
2 xícaras (chá) de salsão (215g)
14 colheres (sopa) de azeite (210ml)
2 colheres (sopa) de sal (30g)
1 lata de tomate pelado (240ml)
1/2 colher (sopa) de orégano (1g)
1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto (120ml)
2 colheres (sopa) de açúcar (20g)
1/4 xícara (chá) de alcaparras (45g)
1 xícara (chá) de azeitonas pretas pequenas sem caroço (145g)
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino (2g)

Modo de Preparo
Lave a cebola, e corte em fatias. Lave e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento, descarte o cabo e as sementes e corte cada metade em fatias finas, reserve. Lave a berinjela e descarte as extremidades e corte em cubos e reserve. Corte o alho em fatias finas, reserve. Lave e pique a salsinha e o salsão, reserve. Em uma panela grande, leve ao fogo alto o azeite, a cebola e o sal. Refogue até a cebola ficar macia (cerca de 5 minutos).
Acrescente as fatias de pimentão, tampe a frigideira e deixe cozinhar, mexendo às vezes, até que fiquem ligeiramente tenras (cerca de 5 minutos).
Junte o alho e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione o tomate pelado com o líquido da lata, a salsinha picada e o orégano. Junte os cubos de berinjela.
Tampe e cozinhe, em fogo baixo, até que a berinjela fique bem macia (cerca de 15 minutos).
Acrescente o salsão picado, tampe e refogue, até que fique macio. Reserve.
Em uma panela pequena, misture o vinagre e o açúcar, mexendo bem para dissolvê-lo. Acrescente as alcaparras e as azeitonas e cozinhe em fogo baixo por 1 a 2 minutos. Tempere com a pimenta-do-reino.
Transfira os legumes cozidos para uma travessa grande, regue com o molho de alcaparras e azeitonas, misture bem e espere esfriar. Sirva em temperatura ambiente.

Rendimento: 1,5 Kg
Número de Porção: 30 porções
Valor Calórico por porção: 98,9 Kcal
 
Fonte   
Nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores