1710 artigos encontrados em Notícias
Alimentos da época: Rica em minerais e com ação anti-inflamatória, a beterraba é facilmente encontrada em setembro

A beterraba é um dos alimentos que podem ser encontrados com facilidade em supermercados e sacolões neste mês de setembro. Rico em ferro e cobre e com alta concentração de potássio e manganês, esse legume auxilia na formação de glóbulos vermelhos, na produção de plaquetas e no fortalecimento de tendões, além de apresentar importante ação anti-inflamatória. É consumido principalmente como salada, mas também é base de pratos versáteis, como esta sopa testada pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Experimente:

Sopa de beterraba com iogurte

Ingredientes
6 beterrabas pequenas (1110g)
4 xícaras (chá) de água (960mL)
2 dentes de alho médios (8g)
1 cebola média (150g)
1/2 maço de salsinha (60g)
1 e 1/2 colher (sopa) de margarina (30g)
2 colheres (chá) de sal (12g)
1 pote de iogurte natural desnatado (170g)

Modo de Preparo
Lave as beterrabas e corte cada uma em 8 pedaços aproximadamente iguais. Coloque-as na panela de pressão junto com a água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, após pegar pressão. Descasque as beterrabas e reserve a água do cozimento.

Descasque e esprema os dentes de alho. Descasque, lave e corte em 8 partes a cebola. Lave a salsinha. Em uma panela média, derreta a margarina e doure o alho e a cebola. Adicione as beterrabas e refogue. Coloque no liquidificador o refogado da beterraba, a água do cozimento, a salsinha e o sal. Coloque a mistura na panela e volte ao fogo até que ferva. Sirva com aproximadamente 1 e 1/2 colher (sopa) de iogurte.

Tempo de preparo: 1h35min
Rendimento: 5 porções
Peso da porção: 350g
Valor calórico da porção: 160 Kcal

Conheça outros legumes e verduras de setembro:

Abóbora paulista
A abóbora pode ser aproveitada integralmente, desde a casca até as sementes que são ricas em ferro, podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares e uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais, como o ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco.

Jiló
O jiló contém flavonóides, compostos antioxidantes que auxiliam na saúde das artérias e controlam o colesterol ruim (LDL). Possui também fibras solúveis, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C e do complexo B.

Almeirão
O almeirão é rico em fibras, cálcio, potássio, fósforo e ferro, vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Além de muito nutritiva, essa verdura possui valor calórico baixo (20 calorias em 100 gramas).

Coentro
O coentro (Coriandrum sativum) é muito utilizado como tempero nas preparações culinárias. Suas folhas têm sabor e aroma bem acentuados e combinam muito com pratos à base de peixes. É uma das plantas medicinais com propriedades reconhecidas há mais tempo. Facilita a digestão e favorece o funcionamento do sistema nervoso. Os princípios ativos do coentro são encontrados nos óleos essenciais, flavonóides e taninos.

Rabanete
O rabanete possui antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres no organismo, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. É muito rico em fibras que favorecem a boa digestão, além de conter grandes quantidades de minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco, e vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina. Seus principais benefícios nutricionais estão no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular.

Fonte
Nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, receita que é servida com iogurte.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores