385 artigos encontrados em Entrevistas
Volta às aulas requer cuidado com a merenda


1) Que cuidados devem ser tomados com a merenda infantil e por quê?
Com o período de volta às aulas, crianças e adolescentes entram, novamente, na rotina e passam a seguir horários, o que é muito bom do ponto de vista alimentar, No entanto, é preciso tomar cuidado com as armadilhas escondidas dentro das merendas. Números do Ministério da Saúde informam que há 70 milhões de obesos no Brasil, isso corresponde a 40% de toda a população.

Um agravante é que 80% das crianças e adolescentes obesos de hoje serão os adultos obesos de amanhã. Por isso é preciso um trabalho de base, a começar na seleção do que ela leva na lancheira. O mito de que criança gordinha é criança saudável já não existe mais, por isso, mesmo que ela não tenha sobrepeso, os pais devem substituir refrigerantes por sucos de fruta, bolachas recheadas por barras de cereais, recheios dos sanduíches à base de maionese por fatias de queijo com cenoura, tomate e alface. Assim, come-se bem, abusando dos alimentos saudáveis.

2) Como orientar uma criança a comer cenoura e outros legumes e verduras que não gosta?
O segredo é inseri-los na alimentação na fase de transição do leite materno às papinhas e comidinhas em geral. Obrigá-la a comer cenoura, de uma vez só, não funcionará, mas se o alimento já estiver inserido no cardápio, desde bem pequeno, isso sim é possível.A regra é válida para as frutas, que também devem compor a merenda escolar. Boas opções como iogurtes e cereais (tipo sucrilhos – embalagem individual de 25g) também, o consumo de doces e guloseimas não deve ser totalmente restringido. “Gordura, açúcar e sal devem ser ingeridos com moderação, pois também são necessários no cardápio.

3) Que orientações devem ser dadas para as crianças com sobrepeso?
Para estas a atenção deve ser maior. È aconselhável que comam qualquer tipo de fruta, barras light de cereal e suco de frutas como laranja, que não precisam de açúcar, e se precisar, o segredo é usar com moderação. O açúcar é um dos grandes responsáveis pelo aumento de peso da população brasileira nos últimos anos. A consumação per capita, atualmente é de 52kg por ano. Os sanduíches devem ser magros de pão integral e recheios leves como queijo branco e polenguinho light. Se usar pão francês, uma dica é tirar o miolo.

4)O que é o CREEO?
O CREEO foi criado em Porto Alegre, RS, pelo ex-gordo Marcelo Kessler, há mais de 12 anos. Marcelo é assistente social, formado pela Universidade de Tel Aviv, Israel com especialização em terapia familiar e psicoterapia em grupo e luta com a obesidade desde criança. O CREEO tem, atualmente, mais de 12 mil clientes, em todo o país e realiza trabalhos de reeducação alimentar também com crianças e adolescentes, com grande sucesso.

Autor

Dra. Ligia Ferreiro Centro de Recuperação e Estudo da Obesidade, em São Paulo.

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores