385 artigos encontrados em Entrevistas
Hábitos Alimentares Influenciam no Desenvolvimento de Doenças

1) Quando é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Alimentação?
A comemoração do Dia Nacional da Saúde e Alimentação, em 31 de março, e do Dia Mundial da Saúde, em sete de abril, são duas grandes oportunidades de avaliação os hábitos alimentares e estilo de vida, que possuem papel fundamental para a saúde do corpo e da mente

2) Qual é o papel da alimentação para uma boa saúde?
Um corpo mal nutrido não desempenha bem suas funções básicas e se os hábitos ruins se prolongam por muito tempo, desenvolvem-se diversas doenças que são manifestadas primeiramente nos órgãos do aparelho digestivo (estômago, intestino, pâncreas, fígado e vesícula) e podem causar males maiores como úlceras e tumores.

3) Que resultados podem nos trazer hábitos alimentares inadequados?
Um dos primeiros resultados visíveis destes hábitos é a obesidade. Trata-se de um problema que vem preocupando cada vez mais a sociedade médica brasileira. Mais de 10% das crianças e dos jovens brasileiros já são considerados obesos, um dos principais motivos para as 80 mil mortes por ano no país, que além de causar problemas cardíacos, respiratórios, de hipertensão e diabetes, o sobrepeso pode facilitar o desenvolvimento de tumores localizados, como o de intestino, mama, vesícula, útero e ovário. Uma dieta pobre em fibras é uma das grandes causadoras de câncer de intestino grosso, colon e reto-signóide. As mulheres que estão acima do peso possuem 55% mais chances de desenvolver tumores de vesícula, mama, colo do útero, endométrio e ovário em relação a mulheres saudáveis. Nos homens, esse risco aumenta 40% em comparação a homens magros. O excesso de gordura nos homens está relacionado com o aumento de androgênio, um hormônio masculino que atua diretamente na próstata, provocando a reprodução de células neoplásicas. Até mesmo a OSM, Organização Mundial de Saúde, vem chamando a atenção para a relação entre a obesidade e o câncer. “Essa correlação existe porque as células de gordura dos obesos passam a funcionar como bombas hormonais, capazes de aumentar os níveis de insulina e estrogênio, acelerando a divisão e a reprodução das células. Quanto mais elas se reproduzem, maiores são os riscos delas se tornarem malignas.

4)Como podemos prevenir estas patologias?
O controle do peso com alimentação balanceada e com a realização periódica de atividades físicas pode evitar, além do câncer, outros problemas de saúde. Mesmo que a alimentação não seja a causa da doença é importante acrescentar na dieta alimentos mais saudáveis que auxiliam no combate e prevenção do câncer. Quem se alimenta de maneira adequada cria uma resistência maior, prevenindo doenças desde um simples resfriado até o câncer.

5) Por quê quem se alimenta de maneira adequada pode prevenir doenças?
Acredita-se que substâncias antioxidantes presentes nas frutas, verduras e legumes tenham efeitos celulares protetores. A vitamina “C”, encontrada laranja, kiwi, acerola, couve-flor, caju, milho-verde, morango, tomate, pimentão, cenoura, alho e maçã, entre outros alimentos, fortalecem o sistema imunológico e é vista como grande aliada na prevenção do câncer. Todas essas substâncias podem retardar, evitar ou reverter o processo cancerígeno por meio de vários mecanismos de proteção: neutralização ou desintoxicação de agentes causadores de tumor, evitando alterações pré-cancerosas no material genético celular e reduzindo a ação hormonal que pode estimular o crescimento de tumores.

6) Quais são as Diretrizes da Sociedade Americana do Câncer na dieta, nutrição e prevenção do câncer?
a) escolher o maior número de alimentos que provêm de fontes vegetais:
- comer cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia
- comer outros alimentos de fonte vegetal, como pães, cereais, grãos, arroz, massas ou feijões todo dia
b) limitar a ingestão de alimentos muito gordurosos, particularmente de fontes animais:
- escolher alimentos com baixa gordura
- limitar o consumo de carnes, especialmente carnes gordurosas
c) Ser fisicamente ativo a fim de alcançar e manter um peso saudável:
- ser moderamente ativo por no mínimo 30 minutos ou mais na semana
- ficar com seu peso na faixa ideal

Autor

Dra. Daniela Mônaco Nutricionista da Oncocamp -Clínica Especializada em Tratamento de Câncer - Campinas

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores