385 artigos encontrados em Entrevistas
Diabetes: Exames mais Rígidos Fecham Cerco contra a Doença

1) Qual é o número de pessoas no mundo que já contrairam a doença?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2000 eram 175 milhões de diabéticos e, para 2010,a previsão é de 239 milhões no mundo; no Brasil cerca de 1,6% da população é diabética.

2)Como se encontra a situação no Brasil?
Embora o diabetes tipo 2 atinja cerca de 5 milhões de brasileiros (dados do DataSUS), metade destas pessoas desconhecem que possuem a doença. No mundo, há cerca de 175 milhões de diabéticos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

3) Por que a OMS adotou novos critérios para o exame da glicemia?
Em virtude destes números alarmantes, a OMS resolveu fechar o cerco contra a doença e adotou novos critérios para o exame de glicemia. A partir de agora a OMS considera diabética a pessoa cujos testes de glicemia apresentem resultado igual ou superior a 126 mg/dl(miligramas por decilitros). Antes, os testes de glicemia com jejum de 12 horas consideravam diabéticos os testes com 140 mg/dl 200mg/dl para aqueles realizados a qualquer hora do dia.

4) Por que este corte foi feito?
Este corte foi feito porque o diabetes é um dos mais importantes problemas mundiais da saúde da atualidade. Hoje os testes são tão rigorosos que uma pessoa que tenha como resultado de glicemia de 110 mg/dl a 126mg/dl necessita fazer teste de tolerância à glicose.

5) Como podemos fazer a prevenção do diabetes Tipo 2?
O diabetes Tipo 2 não é uma doença congênita e, sim, se manifesta de acordo com o estilo de vida. Ela atinge homens e mulheres, normalmente sedentários e obesos, entre 30 e 60 anos de idade. Por este motivo a melhor forma de combater a doença é a prevenção. Evitar a obesidade e o sedentarismo e fazer uma reeducação alimentar são aconselháveis

6) Como podemos fazer o controle da doença?
O controle do diabetes Tipo 2 é feito por meio de consultas e exames periódicos, com a diminuição do peso e a realização de exercícios físicos. Caso estas medidas não obtenham sucesso, tratamento é feito com remédios antidiabéticos.

Autor

Dra. Daisy de Freitas Médica Endocrinologista do Hospital e Maternidade São Camilo-Ipiranga

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores