Influence of Food and Beverage Advertising on Children's Food Consumption from an Application College of Itajaí, Santa Catarina
Palavras-chave: Criança, Propaganda, Televisão, Alimentação, Bebidas, Legislação.
Keywords: Child, Advertising, Television, Food, Beverages, Legislation.
RESUMO
Objetivou-se avaliar a influência das propagandas de alimentos e bebidas nas escolhas e consumo alimentar de crianças. A amostra abrangeu crianças e pais de crianças de um Colégio de Aplicação de Itajaí-SC. Os pais responderam questões sobre tempo e frequência de exposição à televisão, hábitos alimentares e compra de alimentos; as crianças participaram de oficinas sobre o tema. Dos 41 pais que participaram 92% relataram que as crianças assistiam televisão diariamente, entre uma e duas horas/dia. Embora 71% acreditem que as propagandas não têm influência nas escolhas das crianças, reconhecem que a presença de um personagem ou apresentador na publicidade do produto e a distribuição de brindes levam a sua compra. As oficinas confirmaram a suposição dos pais, demonstrando a influência da distribuição de brindes nas escolhas de alimentos. Os resultados reforçam a necessidade de uma legislação mais clara e rigorosa, bem como a reflexão dos pais sobre o tema.
ABSTRACT
The goal of the study was to assess the influence of food’s and beverages’ advertisements on children’s food choices and intake. It included children and parents of a school from Itajaí – SC. The parents answered the questions about how much time and how often their kids are exposed to television, eating habits and food purchase; the children participated in workshops about the subject aforementioned. Out of the 41 parents that answered the questionnaire, 92% reported that their children watch television on a daily basis, varying from 1 to 2 hours a day. Although 71% believe that advertisements have no influence on their kids’ choices, they acknowledge that the presence and/or endorsement of a character or a TV presenter in the advertisement of a product and the distribution of samples and souvenirs lead to its purchase. The results point out the need of a clearer and stricter legislation, as well as parents’ reflection on the subject.
Recebido – 6/4/2017 aprovado – 25/10/2017
Autores
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Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Nov/2017
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