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Influência de Propagandas de Alimentos e Bebidas no Consumo Alimentar de Crianças de um Colégio de Aplicação de Itajaí, Santa Catarina

Influence of Food and Beverage Advertising on Children's Food Consumption from an Application College of Itajaí, Santa Catarina

Palavras-chave
: Criança, Propaganda, Televisão, Alimentação, Bebidas, Legislação.

Keywords
: Child, Advertising, Television, Food, Beverages, Legislation.

RESUMO

Objetivou-se avaliar a influência das propagandas de alimentos e bebidas nas escolhas e consumo alimentar de crianças. A amostra abrangeu crianças e pais de crianças de um Colégio de Aplicação de Itajaí-SC. Os pais responderam questões sobre tempo e frequência de exposição à televisão, hábitos alimentares e compra de alimentos; as crianças participaram de oficinas sobre o tema. Dos 41 pais que participaram 92% relataram que as crianças assistiam televisão diariamente, entre uma e duas horas/dia. Embora 71% acreditem que as propagandas não têm influência nas escolhas das crianças, reconhecem que a presença de um personagem ou apresentador na publicidade do produto e a distribuição de brindes levam a sua compra. As oficinas confirmaram a suposição dos pais, demonstrando a influência da distribuição de brindes nas escolhas de alimentos. Os resultados reforçam a necessidade de uma legislação mais clara e rigorosa, bem como a reflexão dos pais sobre o tema.

ABSTRACT

The goal of the study was to assess the influence of food’s and beverages’ advertisements on children’s food choices and intake. It included children and parents of a school from Itajaí – SC. The parents answered the questions about how much time and how often their kids are exposed to television, eating habits and food purchase; the children participated in workshops about the subject aforementioned. Out of the 41 parents that answered the questionnaire, 92% reported that their children watch television on a daily basis, varying from 1 to 2 hours a day. Although 71% believe that advertisements have no influence on their kids’ choices, they acknowledge that the presence and/or endorsement of a character or a TV presenter in the advertisement of a product and the distribution of samples and souvenirs lead to its purchase. The results point out the need of a clearer and stricter legislation, as well as parents’ reflection on the subject.

Recebido – 6/4/2017            aprovado – 25/10/2017

Autores

Heloisa Maresana; Gabriela Maria Natividade Acadêmicas do Curso de Nutrição, UNIVALI
Profa. Dra. Cristina Henschel de Matos nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, Docente e pesquisadora do Curso de Nutrição da UNIVALI, SC.
Profa. Dra. Rosana Henn Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos, Docente e Pesquisadora do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Nov/2017


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