385 artigos encontrados em Entrevistas
População brasileira ainda sofre com deficiência de vitamina D

1) A população brasileira apresenta deficiência de vit.D?
Teoricamente, a população brasileira não deveria apresentar deficiência de vitamina D, afinal o Brasil é um país privilegiado em relação à incidência solar. No entanto, esta não é a realidade encontrada em pesquisas realizadas. Estudo populacional realizado em 150 cidades das 5 regiões brasileiras com 2344 pessoas e idade acima de 40 anos mostra que existe um desequilíbrio nutricional com elevada ingestão de fósforo acompanhada de deficiente ingestão de cálcio e vitamina D na população brasileira, levando a um maior risco de fraturas. Um outro estudo realizado no estado de São Paulo com adolescentes identificou deficiência de vitamina D em 60% da população jovem saudável estudada.
 
2) Como ocorre a síntese de Vit.D?
A comunidade científica entende que a grande síntese de vitamina D se dá por meio da exposição solar. No entanto, a dieta representa hoje cerca de 20% das necessidades, e é uma fonte importante para todas as pessoas, mas, principalmente para idosos, pessoas institucionalizadas e com pouca exposição solar. A deficiência de vitamina D tem afetado pessoas em todo mundo e o estudo populacional NHANES mostra que 90% da população constituída por negros, hispânicos e asiáticos sofrem de insuficiência de vitamina D, assim como  cerca de 60% da população branca.

O ovo é uma fonte alimentar importante, pois é um alimento acessível, saboroso e pode colaborar juntamente com alimentação equilibrada e exposição solar para a melhoria do status de vitamina D. Em 2010, o USDA - United States Department of Agriculture - estabeleceu um novo valor nutricional de vitamina D para o ovo. Os valores de vitamina D passaram de 18 para 41 UI por unidade, que representa cerca de 6.5% das necessidades diárias de acordo Dietary Reference Intakes for vitamin D (DRI).

Atualmente, os valores de referência da composição centesimal do ovo são oriundos da tabela USDA. O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação - NEPA da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, estará realizando através do Instituto Ovos Brasil a análise da composição química de ovos brancos e vermelhos produzidos no Brasil. Estes dados farão parte da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO e será referência para a tabela brasileira.
 
3) Quais são as consequências da deficiência da vit.D?
A deficiência de vitamina D está associada a câncer, hipertensão arterial e existem evidências da associação entre a resistência à insulina e vitamina D, isto é, menores concentrações de vitamina D são encontradas em indivíduos com intolerância à glicose e diabetes. A secreção da insulina é um processo mediado pelo cálcio e alterações no seu fluxo intra e extracelular. Ingestão deficiente de cálcio e insuficiência de vitamina D poderiam  alterar  o equilíbrio com alteração da secreção de insulina.

Autor

Dra. Lucia Endriukaite Nutricionista Clinica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, Pós-graduação em Administração em Serviços de Alimentação pela São Camilo, Pós-graduação em Nutrição Esportiva pela FMU, Membro do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (CONBRAFITO), Consultora do Instituto Ovos Brasil.

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores