385 artigos encontrados em Entrevistas
Corrida Reversiva: Benefícios e cuidados com a prática

1) Quais são os prós e contras da corrida reversiva?
Você já correu de costas? O que antes era brincadeira de criança vem ganhando adeptos no Brasil. A também chamada marcha reversiva vem gerando muita polêmica. Os praticantes defendem que atividade continua pode queimar mais calorias e evitar lesões, já os especialistas dizem que não há estudos que comprovem os benefícios, mas alertam que o excesso do esforço ao contrário podem causar, sim, lesões, comprometendo as articulações e músculos.

Ao executar a Marcha Reversiva o indivíduo tende a sofrer várias quedas controladas, relativo ao deslocamento  do seu centro de gravidade para trás, onde a cada desequilíbrio o organismo tende a se equilibrar nos proporcionando a locomoção para o lado oposto ao habitual.

A corrida reversiva pode ajudar no desenvolvimento da propriocepção, do ritmo, da consciência espacial, da lateralidade, do equilíbrio e da coordenação. Qualidades essas que podem impulsionar o atleta ter uma visão diferente do ambiente, de seu próprio corpo e de suas possibilidades. Tais qualidades, no entanto, são adquiridas e desenvolvidas de acordo com o momento certo de cada indivíduo, respeitando os limites psicomotores que a Marcha Reversiva desafia.

2) A Marcha Reversiva é uma atividade física que necessita de orientação de um profissional ?
A Marcha Reversiva é uma atividade física, que como todas as outras necessita de orientação de um profissional.

3) Quais são os benefícios da corrida reversiva?
Dentre os benefícios, podemos citar:
- Estimulação e Sincronização dos hemisférios cerebrais
- Abertura da caixa torácica (VO2 MÁX.:30% SUPERIOR)
- Consciência Corporal / aumento da Postura
- Desenvolve visão periférica e interior
- Elevação do centro de gravidade do corpo
- Fortalece e alonga as musculaturas
- Intensifica a circulação sanguínea
- Favorece a perda de peso
- Fortalece os quadríceps
- Reduz os riscos de ferimentos
- Reduz o impacto sobre as articulações
 
4) Quais são as suas dicas para quem prefere correr para frente?
Mas para você que é tradicional e prefere correr para frente, algumas dicas para a sua corrida não acabar em dores.
- Evite excessos- o treinamento  exagerado está entre as principais causas de lesões. São elas:  lesão do tendão de Aquiles, desconforto na parte externa do joelho, inflamação do músculo da planta do pé e dores nas canelas. Saiba seu limite.
- De tempo ao tempo- o músculo de um recém-corredor leva em de um a dois meses para se acostumar ao treinamento.
- De olho no tênis- uma das causas frequentes de lesões, além do esforço exagerado, é o uso de calçados inadequados. Existem inúmeros tênis no mercado  apropriado para corridas, portanto, procure o melhor para o seu pé, e na dúvida peça a opinião de um especialista.
- Pratique musculação- apesar de ser um exercício aeróbico, é importante treinar os músculos, isso evitará  futuras lesões nos tendões e ligamentos.
- Alongue - alongamento, sempre! Assim como a musculação, que fortalece os músculos evitando lesões, o aquecimento tem de ser feito sempre antes da corrida, ele evitará estiramentos e dores musculares.
 
Um passo de cada vez- tanto para os iniciantes quanto para os veteranos aumente a carga de exercícios aos poucos. Use a regra dos 10%, se você correu 30km em uma semana, corra 50km na seguinte, e assim sucessivamente. Dessa forma seu corpo não sentirá a mudança brusca de treinos.

Autor

Dr. Maurício Póvoa Barbosa Ortopedista e Médico do esporte da clínica Orthobone

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores