Educational strategies for the implementation of healthy eating in nurseries and junior schools.
palavras-chave: Educação infantil, nutrição infantil, alimentação.
keywords: Infant education, infant nutrition, alimentation.
resumo
Estudo de aplicação de estratégias educativas na promoção da alimentação saudável infantil, realizada na capital e em 2 municípios do interior do Pará, atingindo 503 indivíduos, utilizando atividades teórico-práticas organizadas em 5 projetos educativos: Higiene pessoal, ambiental e dos alimentos; Aproveitamento integral dos alimentos; Feira da saúde; Gastronomia saudável; Etiqueta à mesa. As atividades incluíram contato com as unidades escolares, pais/responsáveis dos alunos; reconhecimento da área física e da cultura alimentar local; confecção de folders e cartilhas. A receptividade da clientela em relação aos projetos recebeu conceitos excelente e bom de 94,6% e 97,3%, respectivamente. A apresentação do aproveitamento integral de alimentos em “sessões” foi aprovada por 89% dos participantes. Na aplicação da escala hedônica, 4 das 6 preparações culinárias testadas obtiveram aceitabilidade acima de 85%. Todos os participantes consideraram os temas e as atividades como importantes para a sua vida. O desempenho das nutricionistas na função de facilitador foi considerado excelente e bom por 97,3%, demonstrando boa interação entre o nutricionista e os alunos. A efetivação desses projetos possibilitou a criação de uma metodologia de educação alimentar adequada à realidade local, demonstrando boa reprodutibilidade e ratificando a possibilidade do nutricionista atuar amplamente nas unidades escolares.
abstract
A study of an educational strategic application in the promotion of healthy infant alimentation, carried out in the capital and 2 interior municipalities of Para, reaching 503 individuals, using theoretical and practical activities in 5 educational projects. Personal, environment and food hygienes; whole or maximum utilization of the foods; Health fair; Healthy eating habits; Table etiquette. The activities included contact with school units, parents responsible for the children; knowledge of the physical area and the local alimentary culture; the preparation of folders and brochures. The receptivity of the clients in relation to the projects received grades excellent and good, 94,6% and 97,3% respectively. The presentation of the whole or maximum utilization of the foods in “sessions” was approved by 89% of the participants. Applying the hedonic scale, 4 out of 6 culinary preparations tested obtained more than 85% acceptability. All of the participants considered the themes and activities as important for their lives. The challenge for the nutritionists in the function as facilitator was considered excellent, 97,3%, demonstrating good interaction between the nutritionist and the students. The effectiveness of these projects made possible the creation of a method of alimentary education adequate in the actual locations, demonstrating good reproduction and ratifying the possibility of the nutritionist to be present in the school units.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2011
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074