385 artigos encontrados em Entrevistas
Cirurgia Bariátrica: conheça as diferentes técnicas e indicações do procedimento

1) Qual o conceito e o objetivo de uma cirurgia bariátrica?
O objetivo da cirurgia bariátrica é o de reestabelecer o peso adequado com melhora dos quadros de obesidade mórbida, associados a outros problemas, denominados de co-morbidades, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, colesterol elevado, triglicérides elevado e osteoartrose.
 
2) Existe mais de um tipo? Quais os benefícios de cada uma? Em cada uma delas, o estômago é reduzido a que tamanho?
Existem várias técnicas e, dentre elas, se destacam a Gastrectomia Vertical e o Bypass Gástrico. Cada caso deve ser avaliado individualmente, para definir a melhor técnica para cada perfil clínico. Na Gastrectomia Vertical, o estômago tem seu tamanho reduzido a 200-300 ml, o que permite a ingestão de quantidades adequadas de alimentos, diferentemente do Bypass Gástrico que deixa o estômago com cerca de 50 ml. Este tamanho reduz bastante a quantidade de alimentos ingeridos.
 
3) Quais os tipos mais modernos de técnicas e as que estão em desuso?
Técnicas agressivas, como a Scopinaro, uso de anel e balão intra-gástrico possuem indicação cada vez mais restrita. A técnica, com enorme aceitação e indicação nos dias de hoje, é a Gastrectomia Vertical, por ter baixa morbidade e mortalidade próxima de zero.
 
4) Elas são indicadas para pessoas com peso acima de quantos quilos?
Calcula-se geralmente o IMC (índice de massa corporal) que corresponde ao peso em kilogramas, dividido pela altura em metros ao quadrado. Quando o resultado da conta for maior que 35, associado a co-morbidades, tem-se a indicação de procedimentos cirúrgicos para a redução do peso.
 
5) Quantas cirurgias bariátricas foram realizadas no Brasil, nos últimos 5 anos?
De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 48% das mulheres e 50,1% dos homens, acima de 20 anos, estão com sobrepeso. Um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados para o tratamento da obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é realizada em cerca de 30 mil pessoas por ano no Brasil.
 
6) Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro está ficando obeso. Por conta disso pode haver um crescimento no número de cirurgias bariátricas no Brasil?
Com certeza sim. O Brasil está apenas atrás dos EUA em relação ao número de cirurgias realizadas para o tratamento da obesidade.
 
7) Quem passa por uma cirurgia desse tipo deve ter quais tipos de cuidados para manutenção dos resultados?
O acompanhamento pós-operatório por um médico atencioso e minucioso é o fator mais importante para resultados adequados e a satisfação do paciente. Além disso, é necessário manter um programa de atividade física, também sob orientação de um profissional, para que os objetivos sejam alcançados e mantidos.  
 
8) O acompanhamento pré e pós-cirúrgico deve ser multidisciplinar? Em caso positivo, por quê?
O acompanhamento sempre que possível e necessário deve ser multidisciplinar, procurando associar outras especialidades médicas, de acordo com a melhora das doenças associadas.
 
9) Quais os resultados que podem ser esperados com a cirurgia bariátrica?
Os resultados são muito positivos e estimulantes quando o paciente tem o acompanhamento médico adequado e é operado por um profissional sério e competente. Com a cirurgia bariátrica é possível perder, em média, de 30 a 40% do excesso de peso no primeiro ano e o restante nos anos subsequentes.
 
10) Se uma pessoa não respeitar os cuidados após a cirurgia, principalmente em alimentação, quais problemas ela pode desenvolver no longo prazo?
Os problemas vão desde anemia a hipovitaminose, passando por depressão, desnutrição e anorexia.

Autor

Dr. Vladimir Schraibman Especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System). Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil), é médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein.

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores