385 artigos encontrados em Entrevistas
Agrotóxicos

1) O uso de agrotóxico pelos agricultores brasileiros vem sendo feito de maneira indiscriminada?
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), revela que o uso de agrotóxico pelos agricultores brasileiros vem sendo feito sim de maneira indiscriminada. De acordo com a pesquisa, 29% dos alimentos analisados apresentam irregularidades ou níveis acima do permitido de agrotóxicos.

Em 15 das 20 culturas avaliadas foram encontrados ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à Anvisa, devido aos efeitos negativos desses agrotóxicos para a saúde humana.

2) O que podem causar estes agrotóxicos?
De acordo com especialistas, esses ingredientes ativos, com elevado grau de toxicidade aguda comprovada, podem causar problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.
 
3) Quais foram os alimentos com maior contaminação?
Os alimentos com maior contaminação foram o pimentão (80% das amostras insatisfatórias), uva (56,4% das amostras insatisfatórias), pepino (54,8% das amostras insatisfatórias), e morango (50,8% das amostras insatisfatórias). Já a cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas.

4) Como podemos reduzir o consumo de agrotóxicos?
Segundo a Anvisa, para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.

Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos. Os supermercados também têm um papel fundamental nesse processo, no sentido de rastrear, identificar e só comprar produtos de fornecedores que efetivamente adotem boas práticas agrícolas na produção de alimentos.

Autor

Prof. Dr. Carlos Eduardo Nascimento Sassano Engenheiro de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista – Julio de Mesquita Filho, UNESP, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade de São Paulo – USP, Doutor em Ciência dos Alimentos pela USP. Universidade de São Paulo. Professor Adjunto e Pesquisador da Universidade Guarulhos

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores