Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
67% das adolescentes não gostam do próprio corpo
 
1) As adolescentes paulistas não estão satisfeitas com a imagem de seus corpos?

As adolescentes paulistas não estão satisfeitas com a imagem de seus corpos e adotam práticas perigosas para a saúde, como “pular” refeições para emagrecer. É o que aponta pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde realizada no ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da América Latina.

2)Qual foi o resultado da pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde ?

Das 45 adolescentes entre 10 e 20 anos de idade atendidas na unidade mensalmente, 67% afirmaram que estavam insatisfeitas com o corpo, e 37% disseram sentir vergonha em relação ao físico, apresentando baixa auto-estima. O estudo mostrou, ainda, que 60% das entrevistadas têm como padrão de beleza as mulheres magras e altas que aparecem nos meios de comunicação.

3) É comum o hábito de restringir a dieta ?

O hábito de restringir a dieta, fazendo uma ou, no máximo, duas refeições por dia, é seguido por 75% das adolescentes ouvidas na pesquisa. Outras 18% praticam atividade física, e 4,5% utilizam medicamentos para emagrecer. A média de peso apontado como ideal para as entrevistada foi de 52,3 kg.

A pesquisa concluiu, ainda, que as adolescentes consideram a nutrição apenas como uma forma de perder peso ou de reduzir a alimentação, sem qualquer preocupação com a saúde ou a qualidade de vida.

Esse estudo mostra a dificuldade de aceitação das mudanças que ocorrem no corpo das jovens adolescentes, que querem se ajustar aos padrões de beleza vigentes, mas não se preocupam com uma alimentação saudável e dieta balanceada .
 

 
Autor
 
Dra. Albertina Duarte Takiuti
 
Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do ESP e uma das autoras do estudo
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.