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Análise das Estratégias de Marketing e Perfil Higiênico-Sanitário do Comércio Varejista de Rua, no Bairro do Ipiranga (SP) |
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Analysis of the marketing strategies and sanitary hygienical profile of the retailing of street, in the quarter of the Ipiranga
Palavras - chave: Comércio de rua; higiene; marketing; vendedor de rua. Keywords: Commerce of street; hygiene; marketing; street salesman
resumo Introdução: O comércio informal de alimentos pode constituir um risco a população. Diversos fatores impulsionaram o aumento da comercialização de alimentos nas ruas, e o planejamento estratégico de “marketing” pode auxiliar, com geração de lucro. Objetivo: analisar técnicas de “marketing”, perfil higiênico sanitário e conhecimento de higiene adotado por microempresários, do segmento de lanches e refeições rápidas. Metodologia: Foi aplicado um questionário, realizado junto a uma amostra de 9 microempresário e sugerido um plano com estratégias de marketing. Resultados: Os dados permitiram demonstrar que a maioria dos locais necessita de informações básicas de higiene e manipulação. Quanto às estratégias de “marketing”, constatou-se que a maioria opta pela divulgação “boca a boca”. Cartazes, panfletos, embalagens diferenciadas, anúncios em websites foram alguns dos recursos sugeridos nesse trabalho. Conclusão: É recomendável a realização de treinamento quanto a técnicas de higiene e que os proprietários busquem maiores informações sobre outras formas de divulgação.
abstract Introdução: O comércio informal de alimentos pode constituir um risco a população. Diversos fatores impulsionaram o aumento da comercialização de alimentos nas ruas, e o planejamento estratégico de “marketing” pode auxiliar, com geração de lucro. Objetivo: analisar técnicas de “marketing”, perfil higiênico sanitário e conhecimento de higiene adotado por microempresários, do segmento de lanches e refeições rápidas. Metodologia: Foi aplicado um questionário, realizado junto a uma amostra de 9 microempresário e sugerido um plano com estratégias de marketing. Resultados: Os dados permitiram demonstrar que a maioria dos locais necessita de informações básicas de higiene e manipulação. Quanto às estratégias de “marketing”, constatou-se que a maioria opta pela divulgação “boca a boca”. Cartazes, panfletos, embalagens diferenciadas, anúncios em websites foram alguns dos recursos sugeridos nesse trabalho. Conclusão: É recomendável a realização de treinamento quanto a técnicas de higiene e que os proprietários busquem maiores informações sobre outras formas de divulgação
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Autores |
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Dra. Andréa Rogick |
Professora Orientadora do Centro Universitário São Camilo |
Dra. Juliana Simões |
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Estagiárias em Marketing nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia |
Dra. Milena Volpini |
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, Estagiárias em Marketing nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia |
Prof. Dr. Mauro Fisberg |
Pediatra e Nutrologo do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. |
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Os autores estão em ordem alfabética.
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2007
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