Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 171 artigos encontrados em Nutrição e Esporte
 
 
O Caminho de Santiago: Emagrecer Peregrinando
 
Durante 15 dias do mês de junho de 2001, participamos de um grupo que realizou o Caminho a Santiago de Compostela, e tinha como objetivo coletar dados para uma pesquisa sobre o tipo de alimentação que se realiza ao longo do percurso. Tentamos buscar uma reposta sobre qual é o tipo de dieta consumida pelos peregrinos e se é possível emagrecer realizando o caminho. Esta atividade foi tida como uma prova piloto, para que se conhecesse a melhor metodologia para a realização de um estudo futuro com maior rigor científico.

Ao final do percurso concluímos que se faz fundamental o uso de determinadas ferramentas como uma balança própria e de precisão, adipômetro de confiança e um aparelho de bioimpedância elétrica, assim como um sistema de dados mas organizado e individual sobre a alimentação consumida por cada participante ao longo do caminho.

Seguindo nossos objetivos iniciais o trabalho foi estruturado em 3 partes. Na primeira parte apresentamos o Caminho de Santiago, seus peregrinos, e também onde discutimos as dietas dos mesmos, mediante uma revisão de literatura e dados registrados em nossos diários de campo. Na segunda parte discutimos a variação da gordura corporal, mediante análise de suas pregas cutâneas e o comportamento alimentar dos três indivíduos estudados. E finalmente na terceira parte buscamos contrastar as informações da primeira com a segunda parte com o objetivo de elaborar considerações e sugestões úteis tanto para profissionais e investigadores, como para as pessoas que apenas desejam realizar esta atividade.
 

 
Autores
 
Dra. Maria Luisa Bellotto
 
Nutricionista e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia e Pedagogia – Universidade de Lleida UDL– Espanha
 
 
Marco Antonio Coelho Bortoleto
 
Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação Física pela UNICAMP e doutorando em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha – INEFC – Centro de Lleida – UDL – Espanha
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2002
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.