Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1677 artigos encontrados em Notícias
 
 
Saiba quais vegetais estão na época no mês de junho
 
Em junho, alimentos como mandioca, cará e abóbora podem ser facilmente encontrados à venda e têm um preço mais acessível por estarem na época. Nutritivos, eles podem enriquecer caldos e sopas, tradicionais na estação do inverno que se aproxima, além de tortas e outras receitas cheias de sabor.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), lista os principais vegetais disponíveis nesta época, contribuindo para uma alimentação mais saudável à população. Saiba mais sobre eles:

Mandioca
A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, que contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.

Abóbora
A abóbora é rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. Além disso, suas sementes são boas fontes de fibra; proteínas; vitaminas do complexo B; magnésio, que regula as contrações musculares e ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares.

Cará
O cará é rico em carboidratos. Esse alimento possui bastante fibras, em especial a pectina, que auxilia na saciedade e consequentemente, no controle do peso corporal. É muito nutritivo e apresenta grandes quantidades de potássio, selênio, iodo, ácido fólico, vitamina C e vitaminas B6 e B12.

Batata doce
A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, ou seja, não eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente, desta forma, fornece uma energia prolongada ao organismo, o que é bastante vantajoso, principalmente para praticantes de atividade física. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro e potássio, além de conter vitaminas E, C e A.

Inhame
O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

Mandioquinha
A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos, ou seja, uma ótima fonte de energia. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na saúde do trato digestório. Contém magnésio, cálcio e vitaminas A, C e E, nutrientes aliados no controle e prevenção de diversas doenças.

Pão de mandioquinha com alecrim e orégano

Ingredientes
1 ramo de alecrim (2 g)
2 ramos de orégano (1 g)
1 mandioquinha grande (220 g)
1 ovo médio (65g)
1/4 xícara (chá) de óleo de soja (60 ml)
3/4 xícara (chá) de polvilho azedo (100 g)
1/2 xícara (chá) de polvilho doce (60 g)
1/2 colher (chá) de sal (3 g)

Modo de Preparo
Lave, desgalhe e pique o alecrim e o orégano.
Lave, descasque e corte em rodelas a mandioquinha. Cozinhe-a até que fique macia e amasse para obter um purê.
Adicione ao purê, o ovo, o óleo, os polvilhos azedo e doce, o sal, o alecrim e o orégano e misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Modele bolinhas, coloque em uma assadeira e leve para assar em forno médio por 30 minutos.
Rendimento: 15 porções
Peso da Porção: 25 g (1 unidade)
Valor Calórico da Porção: 91 kcal
Tempo de Preparo: 1h

-------------------
Iogurte de morango com inhame
Ingredientes
3 inhames médios (720g)
15 morangos médios (240g)
1 limão Taiti médio (105g)
2 xícaras (chá) de água (480ml)
2 colheres (sopa) de mel (50g)

Modo de Preparo
Lave, descasque e pique os inhames e reserve. Lave, retire as folhas e higienize os morangos e reserve. Lave o limão, esprema-o e reserve o suco. Leve ao fogo uma panela com a água. Após levantar fervura, coloque o inhame e deixe cozinhar até amolecer o centro. Escorra a água, reservando 1 xícara (chá) da água de cozimento. Em um liquidificador, coloque o inhame e a água reservada e bata até obter uma pasta. Acrescente os morangos, o suco do limão e o mel e bata até obter um creme homogêneo. Despeje o conteúdo em uma jarra e leve à geladeira. Sirva gelado.
Rendimento: 31 porções
Peso da porção: 45g
Valor calórico da porção: 37 Kcal
Tempo de preparo: 35min

Fonte
Dra. Sizele Rodrigues - Nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.