Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Cardiologista do HCor fala sobre incidência de infarto em jovens
 
Quando se trata de doenças do coração, a falta de informação pode ser fatal. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada dois minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular. E a incidência entre o público mais jovem vem aumentando consideravelmente. A situação se agrava, pois, poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto - cerca de 2% dos brasileiros. Estilo de vida, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes formam o pacote dos principais fatores causadores da doença.

O problema é causado quando uma artéria é contraída ou obstruída, de forma parcial ou total. O músculo cardíaco requer uma demanda constante de sangue rico em oxigênio para manter seu funcionamento adequado. Se algo impede o fluxo sanguíneo, o coração tem suas atividades comprometidas. Por isso, conhecer os sintomas e procurar ajuda rapidamente são atitudes de extrema importância.

Dores e sensação de aperto no peito, falta de ar, fadiga e náusea. Esses e outros sintomas em conjunto são fortes indicações de que uma pessoa pode estar sofrendo de infarto. Mas cerca de metade deles são silenciosos, ou seja, não apresentam qualquer sinal. A presença de alguns fatores de risco considerados clássicos expõe as vítimas a um maior risco de desenvolver doenças cardíacas. As consequências de um ataque cardíaco sem sintomas podem ser tão ruins quanto as de um ataque facilmente reconhecido.

Check-up

Diante do problema ressalta a importância da prevenção e a necessidade de fazer exames preventivos regularmente. Estas medidas são fundamentais para detectar precocemente os infartos silenciosos. Os males que acometem o coração começam a surgir por volta dos 30 anos. Porém, pessoas que apresentam histórico familiar ou fatores de risco devem visitar o médico mais cedo.

Confira algumas dicas simples a serem adotadas, sempre que possível, para afastar o risco de sofrer problemas cardíacos:
Pratique atividade física
Dê mais atenção às suas necessidades pessoais
Evite o estresse no trabalho
Alimente-se com calma
Mantenha os índices de colesterol e a pressão arterial sob controle
Abandone hábitos prejudiciais, como excesso de bebidas alcoólicas e cigarro.


Fonte
Dr. Leopoldo Piegas - Cardiologista, responsável pelo Programa de Cuidados Clínicos do Infarto Agudo do Miocárdio HCor, reconhecido pela Joint Commission International (JCI)
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.