Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Um quarto dos brasileiros sofre com obesidade
 
Incidência de obesidade aumentou 74% em 20 anos, alerta OCDE

Em 11 de outubro foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Obesidade. Apesar disso, o Brasil não tem muito a comemorar: estudo apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que 22,1% dos brasileiros são obesos. Significa dizer que quase uma a cada quatro pessoas convivem com o problema no País. A taxa cresceu 74% de 1996 a 2016, segundo a pesquisa.

São muito preocupantes esses dados. O crescimento desses índices tem impacto direto na ocorrência de doenças cardiovasculares, lembrando que obesidade e sobrepeso são fatores de risco para insuficiência cardíaca, infarto e acidente vascular cerebral. Além disso, são causas de doenças como diabetes e hipertensão, as quais também provocam problemas cardiológicos.

Portanto, é fundamental conter o avanço da obesidade e do sobrepeso e buscar uma redução de seus índices de ocorrência entre os brasileiros. Essas são medidas decisivas para reduzirmos o número de mortes por doenças cardiovasculares em nosso país, o melhor meio de se fazer isso é conscientizar a população.

Ainda segundo a pesquisa da OCDE, cerca de 25% das mulheres e 18,5% dos homens brasileiros são obesos. A Índia, com apenas 3,9% de incidência de obesidade, é o país com menor índice entre os estudados, enquanto os Estados Unidos contam com 35,4% da população obesa.

É importante que médicos, de todas as especialidades, profissionais de saúde, ambulatórios, hospitais, postos de atendimento do SUS, clínicas particulares, escolas, empresas e famílias constituam uma grande corrente de esclarecimento sobre a gravidade da obesidade e sobrepeso. O poder público também precisa mobilizar-se.

As pessoas precisam mudar seus hábitos, deixando de comer em excesso, consumindo álcool de modo muito moderado, mantendo uma dieta diária saudável e nutritiva e fazendo exercícios físicos, de acordo com suas possibilidades. Tal atitude bastaria para que reduzíssemos os índices de obesidade e sobrepeso e evitássemos milhares de óbitos por doenças cardiovasculares, que matam cerca de 380 mil brasileiros por ano.

Obesidade e sobrepeso
Sobrepeso e obesidade, embora ambos possam ser prejudiciais à saúde, são diferentes, caracterizando índices distintos de acúmulo de gordura corporal. A Organização Mundial de Saúde (MS) tem uma tabela para medir o Índice de Massa Corporal (IMC), utilizada para controle do peso e acompanhamento nutricional das pessoas. Quanto maior o índice, mais graves são os riscos cardiovasculares:


Fonte
Dr. José Francisco Kerr Saraiva - Cardiologista, Presidente da Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.