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Dra Roseli Ueno dá 7 dicas sobre alimentos aliados na terceira idade
 
O envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida. Cuidar da saúde sempre e ter hábitos alimentares saudáveis deve estar presente ao longo dos anos.

A alimentação para a terceira idade exige cuidados, pois o corpo sofre alterações anatômicas e funcionais que influenciam na saúde e nutrição. Poderá ter maiores dificuldades na absorção de nutrientes importantes, o que poderá acarretar o desenvolvimento de problemas de saúde, como osteoporose, aumento do peso, perda da massa muscular, entre outros.

Algumas dicas para contribuir na boa nutrição:

* Organização do cardápio: variado e diversificado em alimentos com boas fontes de nutrientes, garante refeições adequadas e equilibradas, permite compras racionais (sem excesso ou falta de comida).

* Evite alimentos ricos em gordura, açúcar e sal e pobres em fibras. Não abuse de enlatados e embutidos.

* Prefira comprar alimentos regionais e de safra, pois é mais acessível e o custo é geralmente menor.

* Se apresentar problemas de limitações para mastigar e engolir, cuidado na forma de preparo. Avalie a consistência, textura, tamanho dos pedaços de alimentos e a quantidade que é levada à boca. Prefira picar em pedaços menores, moer, ralar.

* Coma devagar, mastigue bem os alimentos, sinta que a consistência está de purê na boca. Lembre que a digestão começa na boca, mastigar estimula a produção de saliva, e facilita a digestão.

* Fracione as refeições ao longo do dia. Ideal seriam 5 como café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Sem exageros, pequenas porções, evitar sobrecarregar o trabalho do estômago.

* Inclua sempre alimentos ricos em fibras como verduras, legumes, proteína vegetal (ex. lentilha, feijão, grão de bico, soja), carboidratos complexos (ex. aveia, arroz integral, quinoa). As fibras estimulam o intestino e previnem o aumento de colesterol ruim.

* Leite e derivados como iogurtes e queijos: são boas fontes de cálcio que previnem a osteoporose, muito comum na idade. A deficiência deste nutriente é perigosa, pois se o idoso sofrer uma queda poderá ter uma fratura o que o impossibilitará de realizar suas atividades. Fica a dica dos lácteos sem lactose para os intolerantes a lactose.

* Frutas cítricas como laranja, açaí, abacaxi, morangos, maracujá, limão: são fontes de vitamina C importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico e previne contra infecções respiratórias.

* Clara de ovo, peixe, frango: fontes de proteína importante para a saúde muscular.

* Água: essencial para o bom funcionamento do organismo, prevenção da infecção urinária, regula a temperatura corporal, controla a pressão sanguínea e previne câimbras.

* Alimentos fontes de ferro como carne vermelha, agrião, feijão, rúcula, couve, brócolis ajudam a prevenir a anemia ferropriva.

Comer bem e com nutrientes adequados, previne doenças, colabora com a saúde muscular e concentração. Ter a companhia de familiares e amigos estimula o idoso a comer.

Fonte
Dra. Roseli Ueno - Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista em equipe multidisciplinar na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

 
 
 
 
 

 
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