Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 171 artigos encontrados em Nutrição e Esporte
 
 
Fitoterápicos e Plantas Medicinais para o Emagrecimento: Consumo por Mulheres Praticantes de Exercício Físico
 
Phytotherapics and Medicinal Plants for Weight Loss: Consumption by Women that Practice Exercises

Palavras-chave: Fitoterapia, obesidade, exercício.

Keywords: Phytotherapy, obesity, exercise.

RESUMO

As espécies vegetais utilizadas para o emagrecimento podem atuar no organismo como moderadores de apetite ou estimulantes de metabolismo. Considerando que a obesidade é uma das doenças mais preocupantes da atualidade, o objetivo desse artigo foi investigar o uso de plantas medicinais e fitoterápicos para emagrecimento por mulheres praticantes de exercício físico. O estudo consistiu em uma pesquisa de campo, realizada com 90 mulheres praticantes de exercício físico. Os dados foram coletados em academias, de setembro a novembro de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, no qual foi possível observar que 31,11% (n=28) fazem uso de plantas medicinais e fitoterápicos com objetivo de emagrecimento, na qual as mais relatadas foram a Camellia sinensis com 50% (n=14) das citações e a Hibiscus rosa-senensis com 42,85% (n=12). Pode-se observar que a utilização era proveniente de informações adquiridas na internet, sendo os profissionais da saúde fonte secundária para utilização dessa terapia.

ABSTRACT

The plant species used for weight loss can be used as appetite moderators or metabolism stimulants, considering that obesity is one of the most current diseases nowadays, the goal of this article was to investigate the use of medicinal plants and phytotherapics for weight loss by women that practice exercises. The study consisted in a field survey, conducted by 90 women. The data were collected at the gyms, from September up to November 2017. The data collection was performed through a semi-structured questionnaire, observing that 31.11% (n=28) use phytotherapics plants like a slimming effect, among them the most reported was Camellia sinensis with 50% (n = 14) of the indications and with a lower frequency the Hibiscus rosa-senensis with 42.85% (n = 12). It was observed that the collected information was acquired from the Internet, and the health professionals were secondary source to use this therapy.

 

 
Autores
 
Geovana A Silva; Tayane C Grezele
 
Acadêmicas do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, Campus Itajaí, Santa Catarina.
 
 
Profa. Dra. Roseane Leandra da Rosa
 
Docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Nov/2018
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.