Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1583 artigos encontrados em Notícias
 
 
Calorias de prato feito estão acima do recomendado
 
O popular PF é mais calórico do que a média das refeições em fast-food.

Estudo recentemente publicado no BMJ (British Medical Journal), sobre o teor calórico de amostras de refeições populares do Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia, mostrou que o valor calórico de alguns pratos populares servidos em restaurantes e que fazem parte do cotidiano de grande parte da população é muito elevado, chegando a ultrapassar os dos fast-food. O resultado do trabalho referenda e traduz em números uma realidade bastante conhecida por profissionais da área de alimentação e nutrição.

Há muito sabemos que as porções comercializadas são além do necessário e que boa parte dos ditos pratos feitos são compostos em sua maioria por carboidratos e gorduras. Fica claro que as porções devem ser reavaliadas, mas o que podemos fazer a princípio é educar a população para reduzir o consumo. Não podemos desencorajar e trazer à tona a crença de que o fast-food é melhor.

De acordo a profissional, nem tudo que se compra deve ser consumido. Ou seja, vamos educar a população para dividir os PFs, optar por comer em restaurantes por quilo e, na melhor das opções, levar comida de casa. As pessoas devem ser estimuladas a levar marmita.

O segredo para comer menos e melhor é não ficar tempo demais em jejum, não deixar que os fatores psicológicos elevem a necessidade de sentir prazer pela alimentação e praticar atividade física frequente, pelo menos 150 minutos por semana.

Fonte
Dra. Regina Helena Pereira, nutricionista, diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.