Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 153 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
 
 
Seletividade Alimentar e Sensibilidade Sensorial em Crianças com Diagnóstico de Autismo
 
Food Selectivity and Sensorial Sensibility in Children Diagnosed with Autism

Palavras chaves:
autismo; crianças; dietoterapia; hipersensibilidade alimentar;
Keywords: autism; children; diet therapy; food hypersensitivity;

RESUMO

Objetivo: Revisar os aspectos sensoriais e de comportamento seletivo na alimentação das crianças com diagnóstico de autismo e sobre a sensibilidade sensorial ser uma das possíveis causas da seletividade alimentar. Metodologia: Revisão bibliográfica, abordando o tema por meio do sistema MEDLINE e procura direta. Resultados:  O autismo faz parte de um complexo conjunto de distúrbios do desenvolvimento caracterizados por deficiências na comunicação, interação social, comportamentos repetitivos e alterações na sensibilidade sensorial. Pacientes autistas são descritos na literatura com comportamento seletivos na alimentação, podendo contribuir para uma alimentação inadequada e com carências nutricionais importantes, refletindo no déficit de crescimento e contribuindo para o diagnóstico de desnutrição. Conclusão: Pacientes autistas que apresentam comportamento seletivo na alimentação devem ser monitorados por uma equipe multidisciplinar, incluindo o nutricionista, para auxiliar na recuperação do peso e na manutenção do estado nutricional.

ABSTRACT

Objective: To review the sensory aspects and selective behavior in the feeding of children diagnosed with autism and sensory sensitivity is one of the possible causes of food selectivity. Methodology: A literature reviews, addressing the issue through Medline and Internet. Results: Autism is part of a complex set of developmental disorders characterized by impairments in communication, social interaction, repetitive behaviors and changes in sensory sensitivity. Autistic patients are described in the literature with selective behavior in feeding and may contribute to inadequate nutrition and important nutritional deficiencies, reflecting the growing deficit and contributing to the diagnosis of malnutrition. Conclusion: Patients with autism presenting selective behavior in food should be monitored by a multidisciplinary team including a nutritionist, to assist in weight regain and maintain nutritional status.

Recebido – 23/5/2016        Aprovado – 15/9/2016

 

 
Autores
 
Prof. Dr. Sérgio Antônio Antoniuk
 
Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná e doutor em pediatria pela pelo Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente – UFPR.
 
 
Profa. Dra. Natércia Vieira Ribeiro Ferreira
 
Aluna do Departamento de Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente – UFPR. Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade Espírita – PR.
 
 
Profa. Dra. Rosana Marques Pereira
 
Professora adjunta do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná e doutora em pediatria pelo Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente – UFPR.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Out/2016
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.