Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 145 artigos encontrados em Gastronomia
 
 
Utilização do Caju como Alternativa na Elaboração de Molhos: Uma Revisão
 

Cashew Use as Alternative for Preparation of Sauces: A Review

Palavras-chave: Caju. Tomate. Molho. Indústria alimenticia.
Keywords: Cashew. Tomato. Sauce. Food industry.

RESUMO
O presente artigo trata de uma revisão da literatura científica nas bases de dados on-line/portais de pesquisa: LILACS, SciELO, BIREME entre os anos de 2000 a 2015, sobre a utilização do caju na elaboração de molhos. Nos estudos selecionados, evidenciou-se que o valor nutricional do caju é interessante para a utilização deste como matéria-prima na elaboração de molhos, gerando um novo produto na indústria brasileira, tornando-se uma opção viável para agregar valor comercial ao produto in natura, diminuindo o desperdício, gerando renda e alternativas de aproveitamento da fruta. Neste sentido observou-se uma grande diversificação na indústria alimentícia na utilização do caju, como uma fonte alimentar alternativa.

ABSTRACT
This article is a review of scientific literature on online databases / search portals: LILACS, SciELO, and BIREME between the years 2000-2015 on the use of cashew in the preparation of sauces. Selected studies evidenced that the nutritional value of cashew is interesting to use this one as base to the preparation of sauces, creating a new product for the Brazilian industry. It is a viable option to add commercial value to the natural product, reducing wastes, generating incomes and alternative uses of this fruit. In this sense, there was a great diversity in the food industry in the use of cashew as an alternative food source.

Recebido – 17/3/2016       Aprovado – 30/3/2016

 

 
Autores
 
Amanda Rodarte Parreira
 
Engenheira de alimentos- UFLA, Lavras, MG.
 
 
Dra. Anael Queirós Silva
 
Nutricionista. Mestre em ciências e saúde- UFPI, Teresina, PI, Brasil.
 
 
Dra. Ariane Carvalho de Araújo Santos
 
Nutricionista. Especialista em saúde, atividade física e nutrição – IFPI, Floriano, PI, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Aldenora Oliveira do Nascimento Holanda
 
Nutricionista. Mestre em ciências e saúde- UFPI. Professora do Curso de Nutrição da Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ, Belém, PA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Camila Carvalho Menezes
 
Nutricionista. Doutora em ciências dos alimentos- UFLA. Professora adjunta do departamento de alimentos - UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Cinthia Rodarte Parreira
 
Nutricionista. Doutoranda em ciências da saúde –UFU. Professora assistente do curso de Nutrição - UFPI, Picos, PI, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Julianne Viana Freire Portela
 
Nutricionista. Doutoranda em biotecnologia –RENORBIO. Professora assistente do curso de Nutrição - UFPI, Picos, PI, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Liejy Agnes Santos Raposo Landim
 
Nutricionista. Doutoranda em Alimentos e Nutrição- UFPI. Professora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Lôhara Scott Carneiro Dias Sobreira
 
Nutricionista, Docente do Colégio Academickos e nutricionista da Sell Clínica, Teresina -PI, Brasil.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Mar/2016
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.