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Avaliação de Propagandas de Alimentos e Bebidas Veiculadas na Programação Infantil de Emissoras de Canal Fechado do Brasil e sua Concordância com A Resolução Conanda Nº163/2014
 

Analysis of Food and Beverages Advertising Announced During Children’s Programming in Closed Channel Stations of Brazil And Its Agreement With Resolution CONANDA nº163/2014

Palavras-chave: criança. publicidade de alimentos. regulamentação governamental. televisão

Keywords: child. food publicity. government regulation. television

RESUMO: A mídia televisiva e suas propagandas exercem influência nos hábitos alimentares, principalmente de crianças, contribuindo para o atual quadro de obesidade no país. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as propagandas veiculadas pelas emissoras de TV fechada voltadas ao público infantil e verificar o cumprimento da Resolução CONANDA nº163/2014. Para tanto, foram avaliadas as três emissoras de TV fechadas de maior audiência voltadas ao público infantil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. A análise deu-se por meio de gravações da programação durante 10 dias consecutivos no período de recesso escolar e uso de uma planilha de avaliação contendo os critérios da resolução e grau de processamento de alimentos. Observou-se que as propagandas de alimentos têm grande presença na programação infantil e a maioria não está de acordo com a resolução vigente, influenciando e expondo as crianças ao risco nutricional.

ABSTRACT : The television media and their advertisements influence eating habits, especially of children, contributing to the current obesity framework in the country. Therefore, this study aimed to evaluate the commercials aired by closed TV stations aimed at children and verify compliance with Resolution CONANDA 163/2014. For that, was evaluated the three TV stations closed most watched aimed at children, according to the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics. The analysis took place through for 10 consecutive days schedule recordings in the school recess period and using an evaluation sheet containing the criteria of resolution and degree of food processing. It was observed that food advertisements have great presence in children's programming and most are not in accordance with current resolution, influencing and exposing children to nutritional risk.

Recebido – 15/12/2015   Aprovado -19/2/2016 

 

 
Autores
 
David Ramos
Acadêmico do Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Profa. Dra. Cristina Henschel de Matos
Nutricionista, Mestre em Engenharia de Produção, Docente e Pesquisadora do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
Profa. Dra. Rosana Henn
Nutricionista, Mestre em Ciências dos Alimentos - UFSC, Docente e Pesquisadora do Curso de Nutrição, UNIVALI.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição fev/2016
 
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