Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 153 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
 
 
Impacto das Atividades Lúdicas no Conhecimento de Pré-escolares sobre Alimentação Saudável.
 

The impact of ludic activities on knowledge of preschoolers about healthy eating behaviors.

Palavras chave: Hábitos alimentares, Pré-escolar, Educação alimentar e nutricional
Keywords: Food habits, Preschool, Food and nutrition education

RESUMO

Mudanças no estilo de vida da população contribuíram nas modificações dos hábitos alimentares, levando ao aumento da obesidade infantil. Neste cenário, o ambiente escolar torna-se fundamental na inserção de conhecimento sobre alimentação saudável. O estudo verificou o impacto das atividades lúdicas na assimilação dos pré-escolares sobre alimentos “saudáveis” em Escolas Municipais de Educação Infantil no município de São Paulo. Foram realizadas atividades lúdicas que incentivassem o consumo de alimentos saudáveis. Após aplicação das dinâmicas, foi observado que grande parte das crianças conhece o significado de alimentação saudável e quais alimentos fazem parte desse grupo, porém 17% ainda não compreendem essa diferença. A partir disso, conclui-se que as atividades lúdicas são essenciais no processo de aprendizagem das crianças e que a introdução precoce de hábitos alimentares “saudáveis” diminuem significativamente os riscos de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis no futuro.


ABSTRACT

Changes in population lifestyle have contributed to modifications in eating behaviors and increased childhood obesity. Because of this, school environment has become essential to promote knowledge about healthy diets. The present article verified the impact of ludic activities in the assimilation of preschoolers about “healthy” foods in municipal kindergartens located in Sao Paulo City, Brazil. As a methodology, ludic activities were applied which incentive the healthy foods consumption. The application of this activities showed that the majority of the sample knows the concept of healthy food and which kind of foods make part of this group, however; 17% of them still do not know the difference between healthy foods and non-healthy foods. As a conclusion, the study showed that ludic activities are great helpers in child learning process, and the early introduction of healthy eating behaviors can decrease significantly the risks factors of developing non-transmissible chronic diseases in the future.

Recebido – 13/11 aprovado – 25/11

 

 
Autores
 
Cintya Porto de Souza Oliveira
 
Discente de Graduação em Nutrição na Universidade Anhembi Morumbi.
 
 
Daniela Harumy Ishimine
 
Discente de Graduação em Nutrição na Universidade Anhembi Morumbi
 
 
Profa. Dra Fernanda Ferreira Correa
 
Docente do curso de Graduação em Nutrição na Universidade Anhembi Morumbi.
 
 
Profa. Dra. Avany Maria Xavier Bon
 
Coordenadora do curso de Graduação em Nutrição na Universidade Anhembi Morumbi.
 
 
Thayssa Fernanda Pedroso de Souza
 
Discente de Graduação em Nutrição na Universidade Anhembi Morumbi.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição dez/2015
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.