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Verificação Quanto à Adequação à Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL) de Produtos Alimentícios em um Município do Maranhão.
 

Check the Adequacy to the Brazilian Norm for Commercialization of  Infant Foods (BNCIF) for Food Marketing for Infants (BSFMI) of Food Products Marketed in Caxias - MA.

Palavras-chave: Alimentação infantil, Legislação, Alimentação complementar.
Keywords: Child Nutrition, Legislation, Supplementary Feeding.

RESUMO: A ausência materna no lar e o apelo de marketing realizado pela indústria alimentícia oferecem à família a imagem de um produto conveniente e suficiente para a criança. Um passo significativo para reverter esse quadro foi a elaboração de leis que regulamentassem a comercialização de produtos para esse público. Objetivo: Analisar a conformidade, segundo a NBCAL, de produtos alimentícios comercializados para lactentes e crianças de primeira infância em farmácias de Caxias – MA. Resultados: Na pesquisa realizada, foi notável que alguns estabelecimentos não seguiam as normas quanto à promoção comercial de produtos voltados para lactentes. Discussão: As questões coletivas e de ordem política ligada à amamentação são pouco abordadas e enfrentadas, deixando uma lacuna para práticas inadequadas na atualidade com relação à comercialização desses produtos. Conclusão: Observou-se que as não conformidades na comercialização ocorrem de forma explícita em farmácias de Caxias – MA.

ABSTRACT: Maternal absence in the home and the marketing appeal made by the food industry offered to the family the image of a convenient and sufficient product for the child. A significant step to reverse this situation was the development of laws regulating the marketing of products to that public. Objective: Analyze the compliance, according to NBCAL, of food products marketed to infants and young children in Caxias – MA drugstores. Results: In the research conducted, it was notable that some institutions did not follow the rules as to commercial promotion of products for infants. Discussion: The collective and political issues related to breastfeeding were less discussed and addressed, leaving a gap for poor feeding practices relative regarding the marketing of these products. Conclusion: It was observed that the non-compliance in marketing occurs explicitly in pharmacies in Caxias – MA drugstores.

Recebido – 23/7/2015  aprovado – 25/8/2015

 

 
Autores
 
Amanda Cibelle de Souza Lima
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Gigliely Gonçalves de Sousa
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Josanne Christine Araújo Silva
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Karolina Araújo Nobre
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Laísa Hellen Teixeira Ferreira
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Lara Beatriz da Costa Almeida
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Liejy Agnes Santos Raposo Landim
 
Nutricionista - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Lôhara Scott Carneiro Dias Sobreira
 
Nutricionista, Docente do Colégio Academickos e nutricionista da Sell Clínica, Teresina -PI, Brasil.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Ago/2015
 
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