Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Como preparar uma lancheira saudável para a volta às aulas. Especialista dá dicas para um lanche prático e saudável
 
1) As crianças costumam optar por alimentos saudáveis?
As férias estão chegando ao fim, as crianças em breve retornarão à escola e as dúvidas dos pais em como montar uma lancheira saudável e saborosa estão de volta. Essa missão, de fato, não é das mais fáceis, já que crianças em idade escolar demonstram seus gostos alimentares e, na maioria das vezes, não optam por frutas, verduras e legumes. Trocar as deliciosas guloseimas como salgadinhos e refrigerantes por alimentos mais saudáveis, às vezes, é bem difícil.
No entanto, montar a lancheira com uma consciência saudável é muito importante. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, mais de 46% das crianças brasileiras estariam clinicamente obesas ou com sobrepeso. “Está provado que crianças com hábitos alimentares mais saudáveis, tornam-se adultos com saúde e qualidade de vida melhor.

2) Como preparar um lanche saudável?
O lanche ideal é aquele que combina todos os grupos alimentares. “É importante que na lancheira tenha uma porção de carboidratos, como pães e biscoitos, de preferência integrais, pois eles darão energia para seu filho brincar e realizar as tarefas do dia-a-dia; frutas que fornecem as vitaminas e os minerais que regulam os sistemas corporais; e proteínas, como leite e substitutos, porque também são as melhores fontes de cálcio”.
É preciso muita criatividade para montar uma lancheira que seja saudável para atender à preocupação dos pais e atrativa para o gosto das crianças.

3) Quais são suas dicas que podem facilitar na hora da escolha?
  • Dê preferência a pães integrais ou outros cereais. Eles também podem ser substituídos por biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maizena, barrinha de cereais, entre outros;
  • Evite bolos com recheios e coberturas assim como bolachas recheadas; 
  • As frutas, de preferência, devem ser colocadas inteiras, com casca, após higienização adequada. Eventualmente, podem ir descascadas e picadas em potinhos com boa vedação (evitando aquelas de fácil oxidação, como maçã e banana, que devem sempre ser levadas inteiras), mas sempre haverá uma perda de vitaminas; 
  • Frutas secas como damasco, uva passa e banana passa também são bem-vindas; 
  • Prefira o queijo branco, ele tem menos gordura; 
  • Outras fontes de proteínas e cálcio, que devem ser adicionadas ao lanche são: Leite, requeijão, iogurtes, leites fermentados e queijo tipo petit suisse; 
  • Tomates cerejas e mini cenouras agradam as crianças e vão bem no lanche;
  • Sucos industrializados, apesar de serem mais práticos, têm muito açúcar e corantes. Prefira os naturais feitos o mais próximo da hora de ir para a escola, mas a água de coco é a melhor opção.
 

 
Autor
 
Profa. Dra. Avany Bom
Nutricionista, com especialização e mestrado em Nutrição em Saúde Publica, é docente desde 1999 e coordenadora do curso de Nutrição da Anhembi Morumbi.

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.