Sensory Analysis of a Functional Drink Soy Flavored with Passion Fruit (Passiflora incarnata) and Linseed (Linum usitatissimum)
Palavras-chave - alimentos funcionais, maracujá, linhaça
Keywords - functional foods, passion fruit, flaxseed
resumo
O consumo de alimentos funcionais vem aumentando bastante, como resultado de uma preocupação individual com a saúde. Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônico degenerativas. O objetivo geral deste trabalho foi elaborar artesanalmente uma bebida funcional à base de soja, saborizada com maracujá (Passiflora incarnata) e linhaça (Linum usitatissimum). Seguido de análise sensorial por degustadores não treinados, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, cujo intuito foi mensurar a saborização das bebidas; verificar a influência das fibras insolúveis tão importantes para a digestão e redução dos índices séricos de colesterol e glicose. A pesquisa obteve resultados positivos, pois, segundo os resultados da análise sensorial, a maioria dos pesquisados revelou boa aceitação da bebida e intenções de compra do produto.
abstract
The consumption of functional foods is increasing as a result of a very individual concern with health. Functional foods are characterized by offering numerous health benefits, as well as nutritional value inherent in their chemical composition, may play a potentially beneficial role in reducing the risk of chronic degenerative diseases. The overall objective of this study was to develop a functional beverage handmade soy, flavored with passion fruit (Passiflora incarnata) and linseed (Linum usitatissimum). Followed by sensory evaluation by untrained tasters, after signing the consent form, whose purpose was to measure the flavor of beverages; check the influence of insoluble fiber so important for digestion and reduction of serum cholesterol levels and glucose. The research has been successful because, according to the results of sensory analysis revealed the majority of respondents accepted the drink and good intentions to purchase.