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Leite e Cálcio: consumo e biodisponibilidade
 

Cada vez mais, as indústrias alimentícias desenvolvem novos produtos com a finalidade de melhorar a alimentação da sociedade. As novidades conquistam os consumidores fazendo com que antigos alimentos percam espaço na rotina diária.

Essa adaptação esta correta?  Depende. Substituir o leite de vaca pelo “leite de soja”, por exemplo, pode ser uma conduta arriscada. O leite de vaca é a melhor fonte de cálcio comparado com a sua disponibilidade e é a melhor escolha para as pessoas que não têm alergias ou intolerância a lactose.

Segundo o estudo BRAZOS (Brazilian Osteoporosis Study - que envolveu 2.420 indivíduos acima de 40 anos de idade, de ambos os sexos e de todas as classes socioeconômicas, residentes das cinco regiões brasileiras), 99,6% da população avaliada apresenta tendência à ingestão inadequada de cálcio. Já a ingestão de fósforo esta acima das recomendações adequadas, o que pode desempenhar papel negativo sobre o metabolismo mineral e ósseo, uma vez que pode interferir na absorção de cálcio elevando o nível sérico do hormônio da paratireóide (PTH).

O “leite de soja” também é uma ótima opção para estar presente nas refeições saudáveis, mas atenção! Intercale, consumir sempre os mesmos alimentos e trocar a ingestão de alimentos nutritivos por outros nem tanto são os principais pecados cometidos à mesa do brasileiro. 
 
Fontes:

Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. 3º edição – São Paulo: Manole, 2009.

Pinheiro MM et al. Nutrient intakes related to osteoporotic fractures in men and women--the Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS). Nutrition Journal 2009, 8:6.

Saúde Pública - 31/jul/2009

 
 
 
 
 

 
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