Transtorno Alimentar: Bulimia Nervosa, Sinais Clínicos e Tratamento Dietoterápico
 

Palavras-chaves: transtorno alimentar, bulimia nervosa, sinais clínicos, dietoterapia.

Bulimia Nervosa tem como quadro típico o ciclo repetitivo de compulsão-purgação-restrição, acompanhados de uma auto-avaliação equivocada quanto ao peso e forma do corpo, como também sentimentos tais como fraqueza, medo, culpa e vergonha. A incidência é maior entre jovens de 18 anos e com alta prevalência no sexo feminino. A fisiopatologia ainda é obscura, porém existem inúmeros fatores influenciadores.

Neste transtorno alimentar é comum a omissão dos sinais e sintomas, o atraso no diagnóstico e no tratamento, contribuindo para o aumento das complicações. A fim de verificar sobre os aspectos clínicos e o tratamento dietoterápico na bulimia nervosa, realizou-se revisão bibliográfica em base de dados, entre os anos de 1993-2004, com o objetivo de identificar o comportamento alimentar e os fatores sócio-culturais que contribuem para esta doença, caracterizar os sinais clínicos, analisar as complicações, identificar as etapas do tratamento de reabilitação e verificar a importância do nutricionista na equipe multidisciplinar.

 

 
Autores
 
Dra. Carolinne Ferreira Abrahão
Nutricionista pela PUC- Campinas, Especialista em Nutrição Hospitalar em Hospital Geral pela ICHC/ FMUSP.
Dra. Taís Polido Bais
Nutricionista pela PUC-Campinas.
Profa. Dra Julia Laura Delbue Bernardi
Profa. Dra. pela Faculdade de Ciências Médicas - Departamento de Pediatria (UNICAMP). Docente da Faculdade de Nutrição (CCV/PUC Campinas)

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2006