Monitoramento de Pontos Críticos de Controle em Banco de Leite Humano
 

Palavras-chave: ponto crítico, banco de leite e leite humano


O leite humano é o único alimento energético, nutricional e imunológico indicado para recém-nascidos e crianças até 6 meses de vida exclusivamente. É imprescindível assegurar a qualidade deste, distribuído pelo Banco de Leite Humano, para garantir um alimento seguro do ponto de vista físico-químico e microbiológico aos recém nascidos, já que os consumidores desse alimento têm baixa resistência a infecções neonatais. O objetivo foi monitorar os pontos críticos, como: A temperatura durante o transporte das residências até o Banco de Leite, pré-estocagem, pasteurização e estocagem do leite pasteurizado para assim garantir a qualidade do produto.

Trata-se de um estudo descritivo, observacional e retrospectivo realizado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, onde foram analisados os dados de temperatura da caixa térmica, dos freezers de pré-estocagem e do processamento. Os dados coletados correspondem ao período de setembro a janeiro de 2005 e para análise dos dados referentes à variação do tempo e da temperatura durante as etapas operacionais no BLH, foram utilizadas medidas de dispersão para todos os dados. Encontrou-se valores variáveis de temperatura da caixa térmica e dos freezers acima dos padrões recomendados, no entanto, pode ter ocorrido erro de leitura ou de anotação, pois não houve relato de descongelamento ou intercorrências com os leites neste período. Em relação ao processamento não foram encontrados valores fora dos padrões esperados. Pode-se concluir que o monitoramento em Banco de Leite Humano deve ser constante e deve ser realizado treinamentos frequentes na equipe para não ocorrer erros como os encontrados, no entanto, a qualidade do leite continuou sendo preservada, assegurando assim a qualidade do leite oferecido aos bebês da maternidade.

 

 
Autores
 
Ana Carolina Toledo Ferreira
Graduanda do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo
Dra. Maria José Guardia Mattar
Médica Neonatologista e Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros
Karine Nunes Costa
Graduanda do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo
Prof. Dra Leila Mª B. Esperança
Professora e Supervisora de estágio do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2006