Terapia Nutricional em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica
 
A insuficiência renal crônica (IRC) é uma síndrome metabólica decorrente de uma perda progressiva lenta da capacidade excretória renal. Os pacientes com IRC avançada necessitam de uma dieta com restrição em alguns nutrientes para manter a homeostase do organismo, a saber, proteínas, potássio, fosfato e sódio, dependendo do tipo de tratamento em que está sendo submetido (conservador, hemodiálise, diálise peritoneal).

O consumo de energia para pacientes cronicamente urêmicos e não dialisados pode estar entre 35 e 40 kcal/kg e a ingestão proteica entre 0,55 e 0,6g de proteína/kg/dia, desde que pelo menos 50% seja de alto valor biológico. A ingestão de alimentos ricos em potássio e fósforo deve ser controlada e monitorada. A prescrição dietética de sódio deve ser individualizada levando-se em conta a retenção hídrica, a pressão arterial, a obesidade e também o consumo alimentar.

Os carboidratos complexos devem ter preferência de consumo visto que estes pacientes podem apresentar resistência à insulina. A mudança no comportamento alimentar de pacientes com IRC é fundamental para a melhora no quadro metabólico e conseqüentemente melhora da qualidade de vida.
 

 
Autores
 
Dra. Kátia Cristina da Cruz Portero
Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela USP, Doutoranda em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, Docente responsável pela área de Nutrição Clínica do Curso de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba.
Dra. Silvana Cristina Dinalli
Nutricionista graduada pelo do Curso de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba – campus de Lins

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2005