Nutricionista e seus órgãos de apoio
 
O dia do nutricionista é comemorado dia 31 de agosto em homenagem a criação da
Associação Brasileira de Nutricionistas em 1949. Já que estamos no mês dessa data tão importante.

Que tal conhecer um pouco melhor as organizações que defendem essa profissão que é tão especial?

Para começar, nada mais justo do que falar sobre a Associação Brasileira de Nutrição(ASBRAN), que foi o motivo pelo qual o dia do nutricionista foi criado. A ASBRAN foi a primeira entidade representativa da categoria, e tem como propósito promover o fortalecimento da formação e da especialização do nutricionista, incentivando a pesquisa no Brasil. Graças a essa instituição que a Lei 5.276, que regulamenta a profissão, foi sancionada em 1967. É a ASBRAN
também que organiza, a cada 2 anos, o Congresso Brasileiro de Nutrição. E foi a partir da sua mobilização que nasceram os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas em 1976, os quais têm como propósito normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional, em defesa da sociedade para promoção do Direito Humano a alimentação adequada e saudável.

Os conselhos regionais são responsáveis por cuidar das particularidades de cada região do Brasil, e somam um total de 10 (CRN-1: DF, GO, MT, TO, CRN-2: RS, CRN-3: SP e MS, CRN-4: ES e RJ, CRN-5: BA e SE, CRN-6: AL, PB, PE, RN, CRN-7: AC, AM, AP, PA, RO, RR, CRN-8: PR, CRN-9: MG, CRN10: SC, CRN-11: CE, MA, PI).

Para cada região do Brasil também temos associações como a AGAN, do
Rio Grande do Sul e a APAN, associação paulista de nutrição, que são filiadas à ASBRAN. Estas associações têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento do nutricionista por meio de oportunidades de formação continuada com atualização científica dentro do contexto social de cada estado.

Em 1985, foi fundada a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), uma sociedade civil de cunho científico, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular e divulgar conhecimentos no campo da alimentação e nutrição, a fim de promover maior intercâmbio entre aqueles que se dedicam a esse setor de atividade. Além disso, a SBAN possui um canal no Youtube e realiza congressos, assim como publicações de posicionamento, notas técnicas e artigos científicos.

Pouco depois, em 1989, surgiu a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN) durante uma assembleia geral, a qual tem como objetivo promover os interesses econômicos, sociais, profissionais e culturais da classe. A Federação tem como objetivo assegurar o efetivo cumprimento dos direitos dos profissionais, com relevância às leis referentes à proteção do trabalho, as quais visam: condições adequadas de trabalho, remuneração justa, redistribuição de renda e valorização
da profissão.

Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar (CONSEA)
O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento ao Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. É a articulação entre o governo e a sociedade nas questões relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SAN. Seu objetivo geral é propor diretrizes gerais da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, visando a defesa, a promoção e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável para cada habitante do estado em que se encontra, independentemente de sua
idade e condição social.

Vimos que temos diversas comunidades que nos auxiliam como profissional, é importante conhecer cada uma delas para saber em que nos apoiar, cada uma pode te auxiliar com diversos materiais e suporte em relação a nossa atuação de dúvidas clínicas até judiciais. Lembrando que denúncias do exercício ilegal da profissão ou da atuação irregular de nutricionista devem ser feitas aos Conselhos Regionais (CRN) conforme o art. 10, inciso IV, da Lei nº 6.583/1978.

Nutricionista Ana Corrêa Ruiz - Formada pela PUCRS, trabalha no Dietbox na parte de experiência do cliente, atua na parte clínica com comportamento alimentar e é pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Comportamento Alimentar da PUCRS.