Serotonina e a Neuromodulação Alimentar
 
O aminocido aromtico essencial triptofano no possui papel de destaque na alimentao humana apenas pela sua essencialidade. Na realidade suas funes incluem desde o crescimento e sntese protica, at modulao na ingesto alimentar. Longe de se conhecer todos os mecanismos relacionados ao controle do apetite, as evidncias cientficas sobre a participao do triptofano neste processo como precursor do neurotransmissor serotonina aumenta cada vez mais no meio cientfico.

Esta reviso aborda particularmente alguns questionamentos sobre a relao deste aminocido, a sntese de serotonina, a modulao diettica e suas implicaes fisiolgicas. A serotonina ou 5-hidroxitriptamina (5-HT) compe o grupo dos neurotransmissores, incluindo as catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina). A serotonina obtida do aminocido essencial triptofano (Meeusen & De Meirleir, 1995) (Figura 1).

As concentraes de serotonina cerebrais esto relacionados a alteraes de comportamento e humor, ansiedade, agressividade, depresso, sono, fadiga e ainda na supresso de apetite, etc (Rossi & Tirapegui, 2000). Os mecanismos bioqumicos pelos quais os neurnios serotoninrgicos controlam estas funes ainda no esto totalmente esclarecidos (Bell et al, 2001).

Existem, evidncias cientficas de que a sntese de serotonina cerebral possa ser modulada dieteticamente atravs da oferta de macronutrientes, como os carboidratos, protenas e aminocidos isolados (Lyons & Truswell 1988). Este trabalho revisa resumidamente os mecanismos relacionados ingesto de nutrientes (protenas), especificamente o triptofano e a modulao da serotonina cerebral.
 

 
Autores
 
Prof. Dr. Julio Tirapegui
Farmacêutico-Bioquímico. Professor Associado – Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental – Faculdades de Ciências Farmacêuticas - Universidade de São Paulo – Brasil.
Profa. Dra. Luciana Rossi
Docente do Mestrado Profissional em Nutrição: do nascimento à adolescência, do Centro Universitário São Camilo-SP, Coordenadora da Especialização em Nutrição Esportiva e Estética em Wellness, do Centro Universitário São Camilo-SP.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2005