Percepção Discente sobre o Estágio em Saúde Coletiva na Graduação em Nutrição | ||
Undergraduate Nutrition Students’ Perception of Training in Public Health Palavras-chave: Ensino, Nutrição, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde. Keywords: Teaching, Nutrition, Public Health, Unified Health System RESUMO O estudo tem o objetivo de analisar a contribuição do Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva na formação de estudantes de um curso de Nutrição. Trata-se de estudo longitudinal realizado do primeiro semestre de 2010 ao primeiro de 2012 com os alunos matriculados no Estágio. Utilizou-se questionário semiestruturado e autoaplicável, no início e ao final de cada semestre. Foram entrevistados 147 alunos, sendo a maioria mulheres (98,0%) e com mediana de idade de 22 anos (mínimo: 19 e máximo: 52). Ao final do estágio, os discentes conferiram à disciplina de Bioestatística (61,9% para 81,6%; p<0,001) um pré-requisito importante. Verificou-se incremento das habilidades dos discentes para realizar atendimento nutricional individual (31,7% para 85,7%; p<0,001) e ações de educação alimentar e nutricional (61,4% para 89,8%; p<0,001). O Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, segundo a percepção dos alunos, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à prática profissional, sobretudo, em Saúde Coletiva. ABSTRACT This study aimed to analyze how supervised training in public health contributes to the education of a nutrition course’s students. Longitudinal study conducted from the first semester of 2010 to the first semester of 2012, this included students enrolled in the class. The students answered a semi-structured, self-administered questionnaire at the beginning and end of each semester. A total of 147 mostly female (98%) students with a median age of 22 years (minimum: 19 years; maximum: 52 years) were interviewed. At the end of the training program, the students considered biostatistics (61.9% to 81.6%; p<0.001) the important prerequisite. There was an increase in students' abilities to perform individual nutritional care (31.7% to 85.7%; p<0.001) and food and nutrition education actions (61.4% to 89.8%; p<0.001). The supervised training in public health, according to students' perceptions, helped them to develop skills essential to their practice, especially in public health. |
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Autores | ||
Aline Viveiros | ||
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais | ||
Dra. Raquel de Deus Mendonça | ||
Nutricionista, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN). | ||
Profa. Dra. Aline Cristine Souza Lopes | ||
Nutricionista, Mestre e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Graduação em Nutrição e da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN). | ||
Profa. Dra. Bruna Vieira de Lima Costa | ||
Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais | ||
Profa. Dra. Luana Caroline dos Santos | ||
Nutricionista, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora da Graduação em Nutrição e da Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da UFMG. Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN) da UFMG. | ||
Viviane Ferreira Zanirati | ||
Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais | ||
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Dez/2017 | ||