Novos Conhecimentos sobre Nutrição, Genes e Saúde do Cérebro
 

New Insights into Nutrition, Genes and Brain Health

palavras-chave -  saúde cerebral, ingestão energética, atividade física e metabolismo energético, genômica e epigenômica, saúde mental e bem-estar, interações nutrição-gene.

keywords - Brain health; energy intake, physical activity and energy metabolism; Genomics and epigenomics; Mental health and well-being; Nutrition-gene interactions.

Resumo

Mecanismos moleculares e celulares subjacentes à estrutura e função cerebral são afetados pela nutrição durante toda a vida, com profundas implicações na saúde e doença. Essas respostas à nutrição são, por sua vez, influenciadas pelas diferenças individuais em vários genes-alvo. O conhecimento sobre os mecanismos de interação entre a nutrição e os genes está aumentando graças aos recentes avanços na genômica e epigenômica. Esta revisão começa com um breve resumo dos conhecimentos atuais sobre as interações nutrição-gene, concentrando-se no papel da epigenética na regulação nutricional da expressão gênica, e da importância dos polimorfismos de base única (SNPs) e variação no número de cópias (CNVs) para determinar as respostas individuais à nutrição.
Uma avaliação crítica sobre os novos conhecimentos no papel das interações nutrição-gene, em particular o estado energético na saúde mental e bem-estar. O melhor estado energético possível, incluindo a atividade física, tem impacto positivo na saúde mental. Por outro lado, desbalanços no estado energético, inclusive a subnutrição e superalimentação, estão envolvidos em muitos transtornos mentais e neurológicos. Essas ações são mediadas pelas alterações no metabolismo energético e múltiplas moléculas de sinalização que costumam envolver mecanismos epigenéticos, incluindo a metilação do DNA e alterações de histonas. A melhor saúde cerebral possível é resultado de uma sofisticada rede de interações entre vários fatores ambientais e genéticos. Avanços futuros no entendimento de complexas interações entre nutrição, genes e o cérebro deveriam ajudar a maximizar a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida.

Recebido – 25/11/2012  aprovado- 23/5/2012

 

 
Autores
 
Profa. Dra. Margaret Joy Dauncey
Cientista Sênior e Conselheira em Ciências Biomédicas e Nutrição, Professora visitante Internacional, Membro do Conselho Diretor - Wolfson College, Universidade de Cambridge, Reino Unido.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2012