Avaliação do perfil de consumidores de produtos Diet e Light entre universitários na cidade de Barra Mansa-RJ.
 

Evaluate the level of the university consumer’s knowledge on products diet and light in Academical University Center in the city of Barra Mansa- RJ

palavras-chave: Diet, Light, Rotulagem, universitários

keywords: Diet, Light, labeling, university.

resumo

O consumo dos alimentos diet e light vem se popularizando junto aos consumidores que necessitam de produtos sem determinados ingredientes ou que buscam manter a forma física. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos consumidores universitários sobre produtos diet e light em um Centro Universitário em Barra Mansa- RJ. A pesquisa foi realizada com 97 estudantes, através de um questionário que continha questões sobre o comportamento de consumo em relação a esses produtos. Os resultados observados foram que 64% dos estudantes entrevistados sabiam da diferença ente os termos, 71,1% possuíam o hábito de ler os rótulos, 43,3% consumiam produtos light e 84,5% disseram que o refrigerante é o produto mais consumido. Conclui-se com essa pesquisa que a maioria dos universitários não sabe com clareza a diferença entre os termos diet e light e fazem confusão principalmente na hora de adquirir os produtos.

abstract

The consumption of the foods diet and light comes if popularizing consumers that need products without certain ingredients close to or that they look for to maintain the physical form. The objective of this work was to evaluate the level of the university consumer’s knowledge on products diet and light in an Academical University Center in the city of Barra Mansa- RJ. The research was accomplished with 97 students, through a questionnaire that contained subjects about the consumption behavior in relation to those products. The observed results were that 64% of the student’s interviewees knew about the difference being the terms, 71,1% possessed the habit of reading the labels, 43,3% consumed products light and 84,5% said that the soft drink is the product more consumed. Concluded with that research, that most of the university doesn't know with clarity the difference between the terms diet and light, and they make confusion mainly in the hour of acquiring the products.

 

 
Autores
 
Graziela Fernanda Moreira
Discente de Nutrição do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa – RJ.
Profa. Dra. Kamila de Oliveira do Nascimento
Professora do Curso de Nutrição do UBM – Centro Universitário Barra Mansa – RJ. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2011