A importância de incluir fibras na alimentação diária
 
O consumo de fibras auxilia no controle de diabetes, colesterol e são aliadas para o bom funcionamento do organismo.

As fibras alimentares são a parte do alimento vegetal que não é digerível, sendo assim, resiste à digestão e à absorção intestinal. São os polissacarídeos vegetais da dieta, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina (não polissacarídeo) que não são hidrolisados pelo trato gastrointestinal humano.

As fibras solúveis trazem benefícios à saúde, pois apresentam efeito metabólico no trato gastrintestinal, deixa o esvaziamento gástrico mais lento e o tempo do trânsito intestinal aumenta, assim diminuem a absorção de glicose e colesterol. Tipos de fibras solúveis: gomas, mucilagens, pectinas e algumas hemiceluloses.

Já as fibras insolúveis fazem parte da estrutura das células vegetais e são encontradas em todos os tipos de substância vegetal. As fibras insolúveis não se dissolvem na água, contribuem aumentando o bolo fecal, aceleram o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água. Tipos de fibras insolúveis: celulose e algumas hemiceluloses.

As fibras podem ser encontradas nas frutas e nos cereais integrais, como aveia, arroz, trigo e cevada. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha, são fontes de fibras solúveis. Já as verduras e legumes contam com boas quantidades de fibras insolúveis. As sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também contam com fibras.

Fonte
Dra. Aline de Andrade - Nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Mestre em Ciências da Saúde na UFCSPA