Rotulagem Nutricional de Alimentos e Bebidas Industrializadas Destinadas ao Público Infantil.
 
Nutritional Labeling of Food and Industrialized Beverages Intended for the Child Public.

Palavras-chaves: Rotulagem de alimentos, nutrição da criança, alimentos industrializados.

Keywords: Food labeling, child nutrition, industrialized foods.

RESUMO

O objetivo do estudo foi avaliar a rotulagem e a informação nutricional de alimentos e bebidas industrializadas destinadas ao público infantil. As 102 embalagens dos produtos pertencentes às 14 classes foram avaliadas de acordo com os parâmetros estabelecidos em regulamentações vigentes (RDC nº259/2002; RDC nº359/2003; RDC nº360/2003; RDC nº24/2010), assim como as informações nutricionais presentes nos rótulos. Cada produto foi avaliado em 26 quesitos (n=2652), sendo que destes identificou-se 89,14% (n=2.364) de acordo com as legislações vigentes; 8,63% (n=229) apresentaram não conformidade às legislações e 2,22% (n=59) não eram aplicáveis ao produto. Identificou-se elevado percentual de produtos com quantidades de açúcar declarado ou gordura saturada ou gordura trans ou sódio acima do classificado pela legislação e 81,36% das embalagens continham propaganda como forma de promover o produto.  Conclui-se no presente estudo que as inadequações contidas nas rotulagens e informações nutricionais elevam o risco de agravo à saúde das crianças.

ABSTRACT

The aim of the study was to evaluate the labeling and nutritional information of industrialized foods and beverages destined for children public. The 102 packs of products selected belonging to the 14 classes were evaluated according to the parameters established in current regulations, as well as the nutritional information present on labels. Each product was evaluated on 26 items (n=2652); 89,14% (n=2364) of the evaluated items were compliant to the legislation; 8.63% (n=229) presented non-compliance with the legislation and 2.22% (n=59) of the analyzes were not applicable to the product. A high percentage of products were identified with amounts of declared sugar or saturated fat or trans fat or sodium above that classified by legislation and 81.36% of the packages contained advertising as a means of promoting the product. It is concluded that the inadequacies contained in the labeling and nutritional information raise the risk of harm to children's health.

 

 
Autores
 
Dafiny Jacinto Souza
Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí.
Prof. Dra. Sandra Soares Melo
Nutricionista, Doutora em Ciências dos Alimentos – Universidade de São Paulo; Docente do Curso de Nutrição – Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Dez/2018