Análise de Características Sensoriais e Afetivas de Granola Funcional Sem Adição de Açúcar
 
Analysis of Sensory and Affective Characteristics of Functional Granola without Added Sugar

Palavras-chave: Fibras, alimento funcional, alimentos fortificados, tecnologia de Alimentos

Keywords: Fibers, functional food, food, fortified, food technology

RESUMO

Os alimentos funcionais possuem inúmeros benefícios associados ao seu consumo, dentre eles os compostos por fibras alimentares trazerem benefícios a saúde gastrointestinal. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma granola diet com características funcionais.  Foi desenvolvida análise sensorial discriminativa pareada, afetiva em escala hedônica de 9 pontos e de intenção de consumo e compra em escala hedônica de 7 pontos. A população foi constituída por 50 provadores não treinados, de faixa etária variada e de ambos os sexos. Foi identificado que o produto desenvolvido nos testes pareados obteve média geral de aceitação igual a 42 respostas, obtendo resultado inferior ao do produto convencional que obteve 58. Na analise afetiva a granola produzida obteve medias superiores a 8,7. Na análise de mercado foi identificado alto potencial de mercado obtendo medias superiores a 6,46 nos quesitos avaliados em escala de 7 pontos. Conclui-se que este produto poderá beneficiar uma classe de pessoas que necessita ou prefere consumir alimentos que tragam benefícios à saúde.

ABSTRACT

Functional foods have innumerable benefits associated with their consumption, including those composed of dietary fibers that bring benefits to gastrointestinal health. The present study aims to develop a granola diet with functional characteristics. Discriminatory sensory analysis was developed for affective, hedonic scale of 9 points and intention of consumption and purchase in hedonic scale of 7 points. The population consisted of 50 untrained tasters of varied ages and of both sexes. It was identified that the product developed in the paired tests obtained a general acceptance mean equal to 42 responses, obtaining a lower result than the conventional product that obtained 58. In the affective analysis the granola produced obtained averages higher than 8.7. In the market analysis, a high market potential was identified, obtaining averages above 6.46 in the items evaluated in a 7 point scale. It follows that this product may benefit a class of people who need or prefer to consume foods that bring health benefits.

 

 
Autores
 
Priscila P de Souza; Amanda T S de Souza
Alunos de graduação de nutrição do Centro Universitário UNA.
Profa. Me. Daniela Almeida do Amaral
Nutricionista, Docente do Centro Universitário UNA. Mestrado em Ciências Biológicas.
Warley Alisson Souza; Rayanne Rocha Batista; Roberta M Ferreira
Alunos de graduação de nutrição do Centro Universitário UNA.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Dez/2018