Perfil de Publicações Sobre Nutrição Esportiva no Aplicativo Instagram
 

Publication Profile on Sport Nutrition in Application Instagram

Palavras-chave - meios de comunicação, internet, rede social, nutrição,  esporte
Keywords: Mass Media. Internet. Social network. Nutrition. Sport.

RESUMO: Buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A amostra compreendeu 58 perfis, identificados após pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Quanto aos métodos: Identificou-se a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. A maior parte das informações sobre o tema foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas esportivos foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Portanto, torna-se necessário a atuação conjunta dos órgãos regulamentadores de Nutrição, dos meios de comunicação e publicidade, no sentido de garantir a qualidade das informações veiculadas à população.

ABSTRACT: It sought to define the profile of publications about sport nutrition on Instagram. The sample included 58 profiles identified after survey of the entries “Sport Nutrition” and “Fitness Nutrition”, in the search itself search area.  As for methods: It was identified the authorship and the audience profiles from the data presented in each assessed profile as well as the quantification of the followers and was related to the hearing of those with the analytical categories of authorship. Most of the information on the subject was published by profiles without information about the employability of the authors (Supplements Shop – 53%, unidentified – 17%). The sports nutritionists were each less had profiles on the application (15%), however, they presented the wider range of audience. Therefore the joint action it is necessary for regulators Nutrition media and advertising in order to ensure the quality of information provided to the population.

 

 
Autores
 
Dra. Rayssa Gomes da Costa
Nutricionista da Prefeitura Municipal de Viçosa-RN
Dra. Renata Cândido da Silva
Nutricionista Clínica Esportiva da Clínica Empório NutriCare, Natal-RN.
Profa. Dra. Thaiz Mattos Sureira
Professora Mestre do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz- RN.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição out/2015