A Insatisfação da Imagem Corporal e Conduta Nutricional na Adolescência: Uma Revisão
 

The Dissatisfaction of the Corporal Image and Nutritional Conduct in Adolescence: A Review

 

 

Palavras-chaves: imagem corporal, nutrição na adolescência.

Keyword: Body image, adolescent nutrition.

 

 

RESUMO

O presente estudo é uma revisão de literatura científica, na base de dados dos portais de pesquisa SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e ACADEMIC ONEFILE, selecionados artigos no idioma português, entre os anos de 2005 a 2015, sobre a insatisfação da imagem corporal e conduta nutricional na adolescência. A amostra consistia de 10 artigos de exame final de campo e revisão. Em estudos selecionados evidenciou que a insatisfação com a imagem corporal tem sido frequentemente associada à discrepância entre a percepção e o desejo relativo a um tamanho e a uma forma corporal, o fato de desejar ter um corpo diferente do seu estado nutricional é uma importante informação para os profissionais de saúde, e poderia ser utilizada no planejamento de ações que potencializem a adoção de comportamentos saudáveis ao adolescente. Portanto o objetivo desse estudo é auxiliar o profissional da área de saúde na realização do diagnóstico preciso e proporcionar aos adolescentes a melhor conduta nutricional.

 

ABSTRACT

The present study is a scientific literature review, research portals of the data base SCIELO, GOOGLE ACADEMIC and ACADEMIC ONEFILE, selected articles in Portuguese, between the years 2005-2015, about the dissatisfaction of the corporal image and nutritional conduct in adolescence. The sample consisted of 10 items final field examination and review. In selected studies showed that the dissatisfaction with corporal image has been often associated with discrepancy between the perception and the desire on a size and a corporal form, the fact of wish to have a different body´s nutritional states is an important information for health professionals, and could be used in planning actions that enhance the adoption of health behaviors adolescents. Therefore, aim of this study is assist the healthcare professional in caring out accurate diagnosis and to proportionate in the teens best nutritional conduct.

Recebido – 27/8/2015        aprovado – 2/10/2015

 

 
Autores
 
Edelves Plícia Leal Borges da Silva
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil
Flávia da Conceição Moura
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Glecilene Pereira Veloso
Acadêmicas do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Profa. Dra. Daniele Rodrigues Carvalho Caldas
Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Profa. Dra. Liejy Agnes Santos Raposo Landim
Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Profa. Dra. Lôhara Scott Carneiro Dias Sobreira
Nutricionista, Docente do Colégio Academickos e nutricionista da Sell Clínica, Teresina -PI, Brasil.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição out/2015