Uma Ação de Intervenção sobre o Consumo de Açúcar Oculto
 

An intervation action on the hidden sugar consumption

Palavras-chaves - açúcar, consumo de alimentos, doces, ingestão alimentar, refrigerante
Keywords: candy, eating, food consumption, soft drinks, sugar

RESUMO
A Organização Mundial da Saúde, em março de 2015, divulgou uma nova recomendação para o consumo de açúcar adicionado que agora deve ser inferior a 10% do valor energético total de cada indivíduo adulto, adolescente ou criança. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma ação educativa, junto aos funcionários usuários do restaurante de uma editora da cidade de São Paulo, sobre o consumo consciente de açúcar e informar essa nova orientação. Assim, por meio de análise dos inquéritos alimentares realizados anteriormente pela empresa, foram observados os hábitos alimentares dos funcionários com relação ao consumo durante o período entre o café-da-manhã e o almoço. A partir dessa informação, para os 15 alimentos mais populares, foram desenvolvidas fichas com a apresentação desses alimentos, seus respectivos conteúdos de açúcar e uma opção saudável de substituição. Essas fichas foram anexadas a portas-guardanapos das mesas do restaurante, ficando expostas aos frequentadores por 3 dias. Desses 15 alimentos foram escolhidos os 11 mais significativos e estes foram expostos in natura aos funcionários, acompanhados de uma opção mais saudável como alternativa. Ações como esta podem sensibilizar o público-alvo da campanha, reforçando a necessidade de redução do consumo de açúcar e de produtos açucarados. Os comentários e expressões adotados por alguns funcionários que foram expostos à ação apontam para uma provável mudança de hábito.

ABSTRACT
The World Health Organization, in March of 2015, published a new recommendation for the consumption of added sugar, which should now be inferior to 10% of the total energetic value of each adult, adolescent or infant individual. The present paper had the objective of elaborating an educational action in partnership with employees using the restaurant of a book editor in the city of São Paulo, about the responsible consumption of sugar and aiming to provide to them the new orientation. Therefore, through the analysis of the alimentary inquiries previously concluded by the company, the alimentary habits of the employees in relation to the consumption during breakfast and lunch were observed. Using that information as basis, sheets containing the presentation of these foods, their content regarding sugar and a healthy replacement option were developed for the 15 most popular foods. Those sheets were attached to napkins on the restaurant's tables, being exposed to customers for 3 days. From those 15 foods, the 11 most significant ones were selected and exposed in nature to the employees, accompanied by a healthier alternative. Actions like this can sensitize the targeted public of the campaign, insuring the necessity for a reduction of the consumption of sugar and sugared products. The comments and expressions used by some employees who were exposed to the action point toward a probable change of habit.

Recebido – 23/6/2015 aprovado – 15/7/2015

 

 
Autores
 
Dra. Adriana Brito
Nutricionista formada pela Universidade Mackenzie e Mestranda do curso de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Mackenzie
Dra. Kelly Salute Balieiro
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, com especialização em Nutrição Clínica em Pediatria
Profa. Dra. Mônica Glória Neumann Spinelli
Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – SP.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Ago/2015